Descrição enviada pela equipe de projeto. Tianjin Luneng foi projetado com uma atmosfera tranquila e aberta, criando um espaço expositivo inovador. "Tentamos atenuar a estrutura espacial da universidade através de um pátio exterior central, por onde se acessam as diversas áreas multifuncionais do edifício".
Localizado no Parque Tianjin Haihe, que além da Universidade de Nankai, também abriga o Colégio Marítimo ao norte, o centro de vendas é dotado de recursos educativos e um profundo patrimônio cultural. O arquiteto relaciona de maneira vibrante a cultura de Tianjin com uma atmosfera humanística única, apresentando o conceito do projeto como o "New Tianjin College Style". Com isso cria-se um espaço cultural que tende a valorizar o projeto do conjunto.
"Nos baseamos na arquitetura neo-chinesa, simples e elegante, criamos uma atmosfera singela e silenciosa através da apropriação da luz através de uma cobertura metálica leve e com beirais profundos, várias fachadas e corredores bem iluminados".
Espaço & Sequência
A organização espacial da arquitetura tradicional chinesa, utilizada na implantação destes edifícios, apresenta-se conceitualmente como uma pequena comunidade, com um pátio central rodeado por blocos retangulares de diversas escalas. A organização primária e secundaria fica bastante clara; o centro de vendas, ao leste, se apresenta notável na paisagem principal.
O edifício, oculto na paisagem, se transformação a medida que se penetra na praça central, sem um ponto de fuga claro. O desenho arquitetônico propicia a sensação de um ambiente simples e tranquilo.
Além disso, a construção se apropria ainda mais desta essência da arquitetura tradicional chinesa, como as aberturas, a transparência, o pavilhão, os grandes beirais, as circulações, as paredes, etc.
Os corredores se fundem neste pequeno complexo arquitetônico, fazendo um jogo com os espaços mais íntimos nos percursos do centro de vendas.
Perspectiva Arquitetônica & Fachada
Procuramos criar um efeito de fachada chinesa dinâmica e moderna através de uma arquitetura concisa, uma cobertura ampla, materiais modernos e objetos feito à mão.
A cobertura metálica com enormes beirais e os "tijolos metálicos", são os principais elementos da fachada do centro de vendas. A estrutura metálica da cobertura, proporciona generosos balanços que por sua vez, garante leveza à imagem do edifício dando um novo significado ao tradicional estilo chinês.
Técnica & Materiais
O edifício utiliza alumínio cinza escuro e pintura na cor amarela como seus principais materiais, além de elementos ornamentais em de alumínio que imitam o cobre. A combinação de diferentes materiais, fortalecem a natureza do espaço de acordo com o modesto e introvertido temperamento "acadêmico". A parede principal em linhas horizontais é constituída de vários módulos diferentes. O material vazado na fachada é utilizado para maximizar o contraste entre luz e sombra da superfície do edifício, que torna a fachada mais dinâmica. À noite, o corredor da circulação se revela, transformando a imagem do edifício através da luz e do material translúcido da fachada e os elementos metálicos do forro.
Espaço interior
O espaço interior é bastante adequado ao estilo acadêmico do programa. O espaço central do conjunto e é composto por dois elementos principais, as escadas multifuncionais e as estantes, formando um espaço interativo entre estes dois. Enquanto isso, uma espécie de palco em frente as escadas é responsável pela mediação entre o espaço interno e externo.