Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na esquina da 4th Avenue e 1st Street, no cobiçado bairro Park Slope do Brooklyn, 251 1st por ODA New York é a mais recente manifestação do escritório no seu compromisso em melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. Neste caso - utilizando uma página do seu bem documentado livro de estratégias - ODA dobra a massa do edifício superior com uma cascata de reentrâncias e terraços, proporcionando espaço substancial ao ar livre assim como várias exposições para as unidades.
Além da luz e da área ao ar livre, utilizar a massa desta maneira também proporciona uma concordância contextual sensível: um exterior mais formal, fechado na 4th Avenue - conveniente para a artéria comercial principal - que dá lugar ao impulso poroso dos terraços ao longo da 1st Street, com uma linguagem de desenho que imita a pequena escala das casas tipo brownstone da área e que se acopla com a qualidade íntima e residencial da rua.
Nessa interação entre elementos exteriores díspares, o projeto também remete à uma corrente abstrata subjacente: a mudança geracional e cultural, já que o Brooklyn, um bairro antes tranquilo, na sua maioria residencial, continua sua transformação em um dos grandes epicentros culturais de Nova York. Em outras palavras, ambos lados da identidade mutante do Brooklyn recebem uma expressão no exterior do projeto.
No seu interior, por sua vez, o desenho de ODA é concebido como uma espécie de oásis urbano. Enquanto as linhas limpas e a geometria descarada do volume contemporâneo são prominentes no exterior, o hall - de planta livre e vigiado 24 horas (via porteiro eletrônico) - possui uma aura mais suave, distintamente natural, quase zen, com forte ênfase nos materiais: uma rica mistura de madeiras, concreto e metais. Nas áreas do salão no hall, a parede verde viva recebe luz abundante através do vidro transparente frontal e posterior.
As unidades, pelo contrário, dispõem de paletas claras e são, geralmente, elegantes. Os grandes pisos de carvalho branco estão sob tetos altos, circunscritos por janelas e portas de vidro de piso a teto. Os banheiros, secundários e principais, estão equipados com mármore italiano, porcelana importada e mármore branco polido, respectivamente. Onze áticos cheios de luz contam com vistas panorâmicas do horizonte de Manhattan até a ponte Verrezano-Narrows.
E, assim como se esperava, o edifício conta com generosas comodidades, desde o aspecto familiar - dois pátios inundados pelo sol, um terraço-jardim - ao exuberantemente inesperado: uma biblioteca no nível da entrada, valet para carros, espaço para exercício/ioga e, inclusive, uma estação de banho para mascotes, entre outros.