- Área: 80000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Dinesh Mehta
-
Fabricantes: Geeta Aluminium, Nitco Limited
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ishatvam 9 é um edifício residencial implantado em um pequeno lote de 1800 metros quadrados em Ranchi, uma cidade no leste da Índia. A maior parte da testada do lote ao longo da via principal é ocupada por um posto de gasolina existente, deixando espaço apenas para uma via de acesso ao lote no qual ele foi construído.
A maior parte da cidade foi sendo desenvolvida horizontalmente nas últimas décadas. No entanto, o acelerado processo de urbanização fez com que a legislação, que anteriormente permitia edifícios com no máximo 15 metros de altura e uma área construída equivalente ao tamanho do lote, fosse alterada para permitir uma altura de até 50 metros, bem como uma área construída de 3 vezes o tamanho da parcela.
A alteração destas regras possibilitaram a construção deste edifício de 15 pavimentos. A maioria dos habitantes tradicionalmente ocupam casas individuais com jardins privados e espaços abertos. Como resultado, os poucos edifícios residenciais de grande porte que foram construídos nesta cidade ainda permanecem parcialmente desocupados devido à ausência de espaços abertos privativos.
Em resposta a esta necessidade, os apartamentos foram projetados para ocupar toda a área do pavimento. Desta maneira foi possível criar aberturas para todas as fachadas do edifício, que se estendem em varandas exteriores de pé-direito duplo. Cada um dos espaços internos é ampliado para uma área aberta privativa.
As temperaturas na cidade ficam na média dos 31ºC no verão e dos 12ºC no inverno. As amplas varandas externas são responsáveis por sombrear os espaços internos e protegê-los do calor excessivo no verão, enquanto fornecem aos quartos, uma agradável área de jardim.
Os apartamentos foram projetados com uma área mínima de circulação e um área de convívio central bastante ampla a partir da qual se têm acesso a todos os demais cômodos. Este layout responde aos hábitos sociais da população local, onde geralmente há três gerações convivendo em uma mesma residência. A sala de estar é o principal espaço dentro da casa, permitindo uma maior interação entre os vários membros da família. Como grande parte da urbanização do entorno é bastante horizontal, cada unidade possui vistas panorâmicas de toda a cidade.
Ishatvam 9 foi projetado em resposta às necessidades dos habitantes da cidade onde está implantado. Cada unidade possui 20% de área aberta como ampliações dos espaços internos, maximizando a luz natural e a ventilação cruzada para cada cômodo da casa, criando um edifício em altura que permite a seus usuários viverem em um espaço tão aberto quanto o de suas tradicionais moradias térreas.