- Área: 106 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Wolfgang Retter
-
Fabricantes: BORA, EGGER
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um antigo celeiro de 150 anos que não era mais utilizado - e estava prestes a ser demolido - foi desmontado em seu local original e reconstruído no local atual, cerca de 800 m de distância, na montanhosa região de Neustift im Stubaital, na Áustria.
Os ambientes necessários foram integrados, com a estrutura existente informando as formas e materiais da nova casa. No lado externo, o celeiro se mantém praticamente sem modificações, evidenciando sua história cultural, não como um objeto vazio na paisagem, mas repleto de nova vida. Está portanto em uso mais uma vez, e a salvo do deterioramento e demolição.
A Casa Moser é a continuação das tradições, um passo a frente e para trás ao mesmo tempo, criando uma conexão com o passado e futuro. O edifício é pequeno e eficiente energeticamente, conferindo significado para o antigo celeiro.
A estrutura existente feita à mão dos pórticos, pilares, vigas feitas em madeira de abeto foi colocada sobre uma nova base de concreto. Somente os pórticos e a duplicação das lajes inferiores precisavam ser substituídos. Estruturalmente, o "antigo" carrega o "novo". Esta "nova" estrutura consiste em duas paredes externas (estrutura de madeira isolada), uma cobertura com vigas também de madeira e o telhado feito de lâminas de madeira compensada com isolamento na cobertura, que se apoia na estrutura do antigo telhado. O isolamento térmico adicional é proporcionado por vidros com camadas triplas e com apenas algumas janelas e portas que se abrem.
Todas as superfícies - pisos, forro, paredes - são feitas de placas triplas de madeira de abeto, em um tratamento uniforme para os interiores.
O edifício é aquecido por apenas um fogão a lenha feito em tijolos que também atua como escadaria para o pavimento superior. A água quente é gerada com um aquecedor elétrico com uma bomba de calor.