-
Arquitetos: STEIMLE ARCHITEKTEN BDA; STEIMLE ARCHITEKTEN BDA
- Área: 376 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Brigida González
-
Fabricantes: Hansgrohe, Bulthaup, Duravit, Eisele Möbel + Innenausbau, Gaggenau, Gruppo Ceramiche Ricchetti Spa, JUNG, Jaso, Josko, Liebherr, Nimbus Group, Pamalux Leuchten Produktions, Rüegg Cheminée, TECE, Thomas Müller Bauunternehmen, iGuzzini, next home collection
Descrição enviada pela equipe de projeto. A impressionante residência monolítica em concreto está localizada em uma tranquila rua com pouco trânsito no vilarejo de Pliezhausen, aproximadamente 30 km ao sul da cidade de Stuttgart, na Alemanha.
Frente à rua, o novo edifício apresenta apenas algumas aberturas que parecem cortadas profundamente na sólida parede externa de concreto. Enquanto a casa com formato de diamante ainda se relaciona com o contexto existente do entorno devido à suas laterais paralelas e alongadas, o volume contrasta com os edifícios vizinhos em virtude de suas extremidades formados por suas laterais menores. É esta disposição oblíqua das fachadas que permite que o edifício se abra para os espaços externos e ofereça aos seus habitantes vistas impressionantes ao longe. Um gablete convencional na cobertura e a suave inclinação do terreno reforçam o efeito escultural e angular da casa, projetada em uma planta hexagonal.
Ao entrar na casa pela porta cortada na massa sólida de concreto, o primeiro ambiente é o do jardim. A partir daqui, uma escada leva ao nível residencial. Esta área de entrada se transforma em um espaço que se abre para o alto, mas é claramente delimitada pelos múltiplos planos da forma da cobertura: à medida que se caminha através da casa, constrição e expansão, fechamento e abertura entram em um emocionante diálogo e em constante mudança. As aberturas colocadas horizontalmente na envoltória de concreto de 50 cm de espessura criam uma visão emoldurada da paisagem do entorno. Todos os ambientes da casa estão relacionados com sua volumetria: a disposição trapezoidal das paredes produz uma diversidade de novas relações espaciais que têm um caráter especial induzido pelas superfícies do teto inclinado. Os dormitórios para as crianças e os pais são adjacentes ao espaço de estar e, como paralelogramos opostos, dividem o plano aberto em áreas para a cozinha e a sala de jantar. O resultado é uma casa sensível e de atmosfera densa.
Em seu minimalismo e robustez, o concreto é uma envoltória monocromática e massiva, que define a essência da casa tanto interna como externamente. Graças às formas de madeira utilizadas na concretagem, a superfície externa tem aparência de uma textura sólida, de um fechamento protetor. Nos interiores, as superfícies são lisas e suaves, em contraste com os tons quentes do mobiliário e demais elementos em madeira de carvalho.