-
Arquitetos: feat.collective
- Área: 710 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Barbara Vetter - Vincent Heiland
Descrição enviada pela equipe de projeto. A fundação para uma escola e centro de treinamento na costa leste do Sri Lanka foi criada através da cooperação entre IRGE na Universidade de Stuttgart e Transsolar.
No distrito de Batticaloa, que ainda sofre as consequências de uma guerra civil e um tsunami, o prédio foi construído com empreendedores, artesãos e trabalhadores locais.
O pré-requisito para a localização do edifício no espaçoso terreno era que aquele recebesse a maior sombra possível das árvores. A colocação das estruturas em torno de uma clareira natural atendia a este pré-requisito, ao mesmo tempo que gerava um espaço aberto protegido.
Cinco pavilhões com o mesmo desenho foram agrupados em torno de um generoso pátio. Através da sua modulação, a parede exterior toca todas as estruturas e as molda em uma forma maior que cria um interior protegido. A concentração de diferentes aplicações em um espaço aberto central gera um pequeno momento urbanístico que geralmente só pode ser encontrado nos mercados em cidades maiores.
Com a sua construção e materialidade, a arquitetura se inspira nas técnicas predominantes e confiáveis das estruturas locais. Através da modulação precisa de elementos genéricos de design, o projeto teve como objetivo mostrar abordagens potenciais para a aparência arquitetônica, sua função e o manejo das condições climáticas adversas.
Originalmente publicado em Setembro 20, 2017.