- Área: 50 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Filippo Poli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mezzo Atelier regressou à Holanda, país em que ambos os sócios iniciaram as suas carreiras, para criar o projecto de arquitectura e interiores da Locanda, um Bistro italiano no bairro Jordaan, em Amsterdão.
Seguindo uma trajetória das escolas holandesas de estúdios como Droog Design ou Atelier van Lieshout, que desenham, criam e produzem seus projetos de forma autônoma, os arquitetos criaram e construíram a maioria dos móveis e elementos arquitetônicos da Locanda em seu estúdio no norte da Itália, para depois os montaram no local.
Tradicionalmente, uma “Locanda” era uma “tasca / boteco” onde viajantes também poderiam passar a noite. Isso traduzia-se em comida simples e honesta, sempre feita com os melhores ingredientes, com respeito pela tradição e numa atmosfera acolhedora e familiar.
Tentando evitar os clichés de restaurantes italianos no estrangeiro, os arquitetos, juntamente com o cliente e o estúdio de design gráfico No-Rocket, trabalharam para criar uma identidade forte, que poderia refletir os princípios da "Locanda" de forma contemporânea e fresca. Não esquecendo contextualiza-la numa cidade cosmopolita e informal como Amsterdão.
A re-visitação proposta traduz-se num espaço onde as pessoas podem se sentir em casa em um ambiente relaxado, saboreando as melhores iguarias italianas e valorizando a excelência da cultura artesanal, da “slow food”, passando pelos móveis artesanais e design gráfico gestual. Apesar da area ser pequena, os arquitetos propuseram criar diferentes zonas para conseguir uma maior flexibilidade de uso, desde a sala de jantar clássica até um bar casual durante a noite.
O espaço do piso térreo em forma de "L", acusando muitas sobreposições de materiais das antigas propriedades, foi desmantelado para deixar visível o seu esqueleto. O piso, ja gasto, de concreto industrial pintado, foi lixado e envernizado, deixando as marcas de seus usos anteriores. Os novos materiais adicionados eram essencialmente madeira de carvalho, contraplacado, aço e vidro, o que trouxe calor e um caráter artesanal para o espaço.
Dois tipos de cadeiras em madeira de carvalho e aço natural, foram criadas pelo Mezzo Atelier para o bistrô. Os elementos metálicos dobrados unem as peças de madeira tornando muito simples a montagem no local. Seguindo uma nova paleta de cores, tampos das mesas em cimento colorido e resina epóxi, foram feitos sob medida em Milão pelo estúdio Leftover. Em contraste, em um nicho mais aconchegante, um carpinteiro italiano criou os tampos de madeira maiores. Tábuas antigas de carvalho foram reutilizadas, trazendo à Locanda, as lembranças das reuniões familiares em torno de uma mesa antiga. Iluminando este recanto, existem três luminárias pendentes brancas em metal também do studio e um painel de contraplacado perfurado que cobre uma parede, é usado para pendurar plantas e objetos.
O balcão, realizado em aço, compensado e mármore preto, isolou a área de serviço, adicionando espaço de armazenamento para garrafas em prateleiros altos, visíveis através de um vidro acetinado e linhas diagonais de aço. A parede que segue as escadas ao andar de baixo para os banheiros e a cozinha, pintada com um tom de tijolo, lembra as caves italianas tradicionais.
O designer Francesco Zorzi, responsável pelo design visual da Locanda, também criou uma pintura mural com uma interpretação contemporânea da cultura alimentar italiana.