![Casa Mirante / FGMF - Imagem 1 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/59c2/638c/b22e/3890/3e00/02c4/newsletter/IMG_9028.jpg?1505911685)
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Arquitetos: FGMF
- Área: 815 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Rafaela Netto, Renato Caiuby
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Fabricantes: AFA tintas e texturas, APS componentes Elétricos, Ardece, Arquitetura da Luz /, EXBRA revestimentos, Fochella, Guinter Parschalk – Studio IX, Ibratin, Inovar, Skylight Estruturas, Tekal, Zanchet
![Casa Mirante / FGMF - Imagem 12 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/59c2/6341/b22e/3890/3e00/02c0/medium_jpg/IMG_8966_67.jpg?1505911611)
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno determinou a lógica de concepção desta residência, desde os estudos. Algumas características do local são especialmente marcantes –lote extenso, de largura ligeiramente variável, em declive acentuado. Em sua extremidade norte há uma linda vista, composta por um lago artificial. Duas construções vizinhas sombreiam e causam sensação de pouca privacidade nas laterais superiores do terreno.
![Casa Mirante / FGMF - Imagem 8 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/59c2/63b5/b22e/38ad/b100/012e/medium_jpg/IMG_9065.jpg?1505911725)
Havia o desejo dos espaços sociais e de convívio ficarem voltadas para o lago, a para norte, ao mesmo tempo em que existia a necessidade de se evitar ao máximo a sensação de estrangulamento que os vizinhos causavam. A partir dessas determinantes locamos a residência na porção central do lote, em posição privilegiada em relação as construções existentes e garantindo a interessante vista para os espaços sociais. Por conta do comprimento longitudinal da construção, optamos por criar pátios semi-internos que ventilam e iluminam a casa, além de proporcionar maior relação com a natureza, desejo dos proprietários.
![Casa Mirante / FGMF - Imagem 2 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/59c2/63d2/b22e/3890/3e00/02c8/medium_jpg/IMG_9164_65.jpg?1505911756)
Com essas premissas lançamos mão de uma estrutura simples, metálica, que vence vãos transversais variáveis de cerca de 11 metros. Essa estrutura seria o item organizador do espaço e estaria locada exatamente no limite dos recuos obrigatórios, além de ter presença marcante na estética da construção. A residência surgiria de fato através lajes recortadas apoiadas sobre esta estrutura primária, e a grande maioria das vedações seria em vidros temperados nas bordas dessas lajes, amplificando a importância da estrutura.
![Casa Mirante / FGMF - Imagem 6 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/59c2/631d/b22e/3890/3e00/02be/newsletter/feature_image.jpg?1505911574)
Em ambas laterais da estrutura, no limite do recuo, descoladas da residência propriamente dita, foram aplicados brises verticais com espaçamento variável (espaçamento este calculado em função dos espaços internos, vistas e vizinhos) que ficam sustentados através da estrutura primária. Esses brises se projetam em ambas extremidades, e trabalham como um envelope de toda a construção, organizando-a e agindo como um filtro entre o externo e o interno.
![Casa Mirante / FGMF - Imagem 27 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/59c2/645c/b22e/38ad/b100/0135/newsletter/248_-_RAT_-_PRESS_-_Casa_Mirante_-_T%C3%A9rreo.jpg?1505911894)
![Casa Mirante / FGMF - Imagem 28 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/59c2/6451/b22e/3890/3e00/02cf/newsletter/248_-_RAT_-_PRESS_-_Casa_Mirante_-_Pav_Superior.jpg?1505911883)
O projeto busca ampliar as experimentações do escritório com os limites de percepção interno versus externo através de um jogo entre término da estrutura, posicionamento de vedações, vazios, brises externos e paisagismo, elevando os espaços laterais de recuos, geralmente relegados, a uma posição de protagonistas do cotidiano dessa construção.
![Casa Mirante / FGMF - Imagem 5 de 36](https://images.adsttc.com/media/images/59c2/6336/b22e/38ad/b100/0128/newsletter/IMG_8886.jpg?1505911600)
O projeto busca ampliar as experimentações do escritório com os limites de percepção interno versus externo através de um jogo entre término da estrutura, posicionamento de vedações, vazios, brises externos e paisagismo, elevando os espaços laterais de recuos, geralmente relegados, a uma posição de protagonistas do cotidiano dessa construção.