- Área: 890 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
-
Fabricantes: Revinil, Saint-Gobain, Shap
Terreno
Em um terreno na periferia da cidade de Buenos Aires, dentro de um bairro privado típico da região, situa-se essa residência, um arquétipo reconhecível, um prisma de base retangular que controla sua escala em um entorno caracterizado por sua forte relação com o lago. Com uma leve inclinação no terreno, a moradia se posiciona no sentido longitudinal, norte-sul, evidenciando seu lado mais favorável e permeável. Esse ponto de partida definiu uma configuração espacial de relação interior - exterior, que neste caso acontece através da orientação de lajes de diferentes escalas que compõem um grande volume.
Forma
Esse tema é de vital importância, seja esvaziando um sólido, compartimentando um único volume, sobrepondo vários ou repartindo o programa em uma série de volumes separados, todos procuram a mesma coisa... mostrar-se humilde e sereno, no momento de expressar a volumetria de um edifício.
Neste caso, a composição volumétrica é feita através de uma matriz regular que encontra escalas diferenciadas nos componentes programáticos típicos da moradia. Eles são expressados através da relação de lajes. Essa intermitência identifica as escalas dos diferentes usos domésticos, lajes de quatro, oito, simples ou duplas permitem a estes espaços terem visuais controlados em direção ao lago, ventilação cruzada e boa insolação. Esse sistema controlado e preciso, evidencia uma expressão espacial de grande eficiência formal.
Material
A produção massiva da arquitetura, nesta região, está relacionada a uma mão-de-obra que tem sua maior destreza vinculada a materiais como a pedra ou o concreto moldado in loco. Esses materiais evidenciam aspectos monolíticos que, por sua densidade e dimensões, expressam melhor a ideia de permanência. Esse tema é de vital interesse, como também é a utilização de um material em função da claridade geométrica dos espaços e da continuidade dos mesmos. Nesse sentido, o interesse prioritário não está naquilo que se constrói mas sim no espaço que, através dessa construção, se define e se configura. Assim o acabamento fino e branco em todas as superfícies define e configura o espaço característico dessa moradia.