-
Arquitetos: UAARL_Urban Alternative Architecture Research Lab; UAARL_Urban Alternative Architecture Research Lab
- Área: 278 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Jae Youn Kim
-
Fabricantes: Byucksan, FILOBE, Ihwa Brick
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência foi desenhada para um casal. O local está situado em uma colina com vista panorâmica e uma ampla inclinação para o noroeste, além de vistas para uma montanha ao sul. Como desafio particular está a questão de que a orientação da residência e a vista principal não podem ser as mesmas.
Além de residência, o casal queria que este fosse um lugar para as várias atividades sociais que realizarão após a aposentadoria do marido, professor de artes de uma universidade. Para isso, desejavam uma residência de hóspedes separada da casa principal, um estúdio independente para o marido, assim como um espaço polivalente que pudesse acomodar 20 pessoas.
Levando em conta as condicionantes do terreno e as necessidades do casal, decidimos maximizar a vista para o noroeste e desenhar um espaço flexível para acomodar vários eventos, com um cuidadoso planejamento. Usando a inclinação, dispomos salas de estar orientadas ao sul no nível superior separadas em um casa principal e uma casa de hóspedes. No nível inferior, desenhamos uma sala multiuso que conecta as duas residências.
A característica mais notável é um pátio escalonado que abarca os dois níveis, situado entre a casa principal e a casa de hóspedes. Isso serve como um centro espacial e é um lugar mais interessante. O pátio conecta o nível superior e inferior, podendo acomodar de forma flexível vários eventos. O pátio está coroado por um terraço que conecta a residência principal com a casa de hóspedes servindo como um ponto cênico com vista panorâmica.
Quanto aos materiais de acabamento, tijolos de cor cinza escuro e painéis de zinco foram utilizados para criar um exterior monocromático para que a casa pudesse misturar-se naturalmente com o entorno. Dentro da residência, as cores monocromáticas e o tom natural da bétula branca foram utilizados para enfatizar o contraste com a paisagem através das janelas. Os elementos arquitetônicos do exterior e do interior da casa estavam conectados, ampliando assim o alcance espacial, já que o espaço exterior é percebido como uma extensão do interior e vice-versa.