- Área: 18 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Nguyen Thai Thach
-
Fabricantes: TCN, TruongCat
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão das Origens está localizado em Hanoi, Vietnã, uma das cidades com maior poluição atmosférica do mundo. Em 2016 o nível de partículas PM2.5 registrado em Hanoi foi 7 vezes maior que o nível permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), graças aos altos índices de tráfego e atividades industriais.
O Pavilhão é uma tentativa de trazer o ar puro de volta à cidade ao estabelecer um lugar para o crescimento de plantas que podem auxiliar a desintoxicar o ar. Não são apenas plantas ornamentais para propósitos decorativos, mas sim espécies purificadoras de ar que podem absorver partículas nocivas do ar.
O pavilhão está sobre um terraço de três pavimentos em Hanoi, com a estrutura principal constituída por uma estrutura composta de inúmeros volumes cúbicos. Cada pequeno cubo atua como um pequeno pavilhão para algumas plantas, para então a sobreposição de muitas estruturas cúbicas destas criarem um pavilhão em escala humana. Com a variação de altura, os espaços se conectam, com iluminação especial, e vento que vêm dos vazios. As fronteiras entre o interior e exterior são borradas. Uma relação harmônica é estabelecida entre o homem, natureza e o espaço.
A cor branca da estrutura metálica e os pedriscos também em branco do piso se mesclam com o céu e nuvens, refletindo a luz em múltiplas direções enquanto que a cobertura em policarbonato translúcido reduz a radiação solar. Em diferentes alturas, canteiros cúbicos com lateral medindo 200 mm são suspensos e parecem pairar distribuindo as propriedades de purificação em todas as direções do pavilhão.
Nesta ambiência de floresta, o visitante percorre o terreno áspero, sobe em uma das estruturas repletas de plantas e encontra aconchego em uma das redes suspensas.
A estrutura discreta é apenas uma intervenção mínima do homem em relação à natureza. Arquitetura, neste sentido, atua como uma corda para amarrar as interações e conexões entre o homem e natureza.