A população global continua crescendo, gerando, consequentemente, um contínuo aumento no número de automóveis e de questões relacionadas às mudanças climáticas. Estima-se que cerca de 30% dos veículos parados em congestionamentos urbanos sejam motoristas à procura de vagas para estacionar. A cultura do carro tem pressionado as cidades para que se construam mais estacionamentos, impondo esta necessidade em detrimento de outras benfeitorias urbanas. Enquanto isso, as mudanças climáticas continuam a desafiar as nossas cidades a lidar com o escoamento das águas pluviais. A temporada de furacões no Atlântico em 2017 é prova disso - até a última segunda-feira, 13 tempestades tropicais se formaram no oceano Atlântico, custando 210 vidas até agora.
A THIRD NATURE, um escritório de arquitetura da Dinamarca, projetou uma solução para lidar com as questões urbanas modernas à relacionadas às inundações, estacionamentos e falta de espaços verdes através de seu projeto POP-UP. Uma série de espaços verdes, um estacionamento e um reservatório de água, sobrepostos de cima para baixo, respectivamente. A proposta utiliza o princípio de Arquimedes para armazenar água enquanto cria um espaço flutuante para abrigar os veículos.
Nós nos sentamos com um mapa que indica onde ocorrem os maiores problemas com o manuseio das águas pluviais e outro mapa mostrando as áreas onde há maior carência por estacionamento. Quando você sobrepõe os mapas, pode perceber alguns lugares onde há potencial para resolver os dois problemas a partir de um mesmo conceito, disse Ole Schroder, parceiro da THIRD NATURE.
Esta tipologia POP-UP promove variações de altura no skyline da cidade de acordo com as variações climáticas. Em um dia seco e ensolarado, o edifício de estacionamentos permanece enterrado com sua área verde no nível da rua. Nos dias mais chuvosos, a tubulação de drenagem conduz a água da chuva para baixo do estacionamento, onde está localizado o reservatório d'água. À medida que o reservatório se enche, a estrutura de estacionamento se desloca para cima. O POP-UP funciona através do princípio de flutuação de Arquimedes, que afirma: "a flutuabilidade de um corpo submerso corresponde ao peso do fluido deslocado". A estrutura hidráulica de elevação, juntamente com muros de contenção e trilhos guia suplementares, direcionam o movimento da estrutura de forma vertical enquanto o reservatório é preenchido ou esvaziado. Independentemente do nível da água, o parque de estacionamento permanece acessível para pedestres e carros.
A pesar de o sistema POP-UP ser mais caro do que uma garagem tradicional e um reservatório de água, combinando três elementos urbanos em um, acaba por liberar lotes para a construção de outros edifícios residenciais ou comerciais. Além disso, construir apenas uma estrutura em vez de três separadamente, significa uma relativa economia em custos de construção.
Embora a estrutura POP-UP tenha sido projetada para Copenhague e para o Parque St. John's em Nova Iorque, a THIRD NATURE, em parceria com as empresas de engenharia COWI e RAMBOLL, participou de oficinas na cidade de Nova Iorque para criar soluções climáticas inovadoras adaptáveis a todas as cidades e fronteiras.
Provavelmente tão importante quanto o próprio projeto, o POP-UP oferece um projeto integrado para o desenvolvimento de estratégias climática. A equipe de projeto afirma que espaços melhores e mais bonitos podem ser propostos quando se investe em projetos como este, baseados em design e sustentabilidade.
Arquitetos
TREDJE NATURArquiteto responsável
Ole SchrøderEquipe de projeto
Iryna TsiomaEngenharia
RAMBØLLAno do projeto
2016Fotografias
Courtesy of THIRD NATURE
Saiba mais sobre o projeto aqui.