-
Arquitetos: Richard Kirk Architect; Richard Kirk Architect
- Área: 144 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Scott Burrows
-
Fabricantes: Boral, Duce
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa ocupa um fragmento raro de terras anteriormente não desenvolvidas no subúrbio historicamente denso do centro da cidade de West End. Localizado em um local apertado, a residência maximiza a luz e a ventilação enquanto se integra inteligentemente na paisagem urbana existente.
A planta já sinala o projeto contemporâneo que organiza o espaço. Esta estruturada com grandes aberturas em madeira para ampliar o espaço interior, incorporando o espaço exterior e estendendo as vistas. Luz e ventilação são aproveitados, abrindo espaços e proporcionando vistas emolduradas do céu e paisagem.
O material usado na residência é a interpretação contemporânea da arquitetura típica do setor, onde as estruturas em madeira provém do trabalho rural. A estrutura de madeira na fachada frontal e no dormitório no nível superior proporciona privacidade, mantendo a iluminação e ventilação. Dentro da casa, é possível apreciar acabamentos perfeitos de madeira compensada. A estrutura de madeira reciclada utilizada nas vigas definem a intimidade das áreas comuns e ajudam no sistema acústico. Gabinetes e estantes em madeira dissimulam a luz e os serviços enquanto organizam os espaços.
A casa tenta reinventar o tipo de habitação particular da área e provê uma solução alternativa para um desenvolvimento residencial dentro das limitações nas quais um bairro historicamente denso se encontra.