- Área: 652 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Sebastián Crespo
-
Fabricantes: Herman Miller, Adriana Hoyos, Artempo, Kartell, Kron, Madeval, Window World
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Puerto Cayo é uma moradia onde o tempo passa com lentidão e a vida é desfrutada. Um lugar que convida a nos reencontrarmos com a nossa essência e nos leva a compreender que somos parte de um todo, parte da natureza, parte do universo.
O projeto surge da necessidade do casal de estrangeiros que procura mudar seu estilo de vida e que encontra nas costas de Puerto Cayo, Equador, o lugar perfeito para isso. Um clima seco e ensolarado na maior parte do ano, mar azul, céu limpo, gente amável e uma deliciosa gastronomia caracterizam este pequeno povoado de pescadores, localizado nas costas da província de Manabí.
No terreno de 1.250 m2 e totalmente privilegiado por sua localização frente ao mar, a residência é implantada de tal maneira que responde a geografia natural do perfil costeiro, dirigindo seu olhar para o noroeste. A moradia se organiza a partir de dois eixos principais, um em direção à praia que forma o primeiro volume contendo os espaços privados e outro perpendicular a este que contem às áreas sociais e que se relaciona diretamente com a natureza exterior.
Uma série de brises de madeira permite uma fachada em movimento. Um dos seus propósitos é proteger os seus habitantes do intenso sol equatoriano e o outro é manter a casa fechada durante os três meses do ano, nos quais permanecerá desabilitada. Esses elementos de madeira, junto com as paredes brancas, o mármore travertino e a natureza circundante, criam a combinação perfeita para que a Residência Puerto Cayo seja um espaço realmente inspirador.