- Área: 1340 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Parham Taghioff, Monireh Tafreshi
-
Fabricantes: AGOR, Bartarsazan, WINTECH
Processo de projeto
O edifício "Woof Shadow" é um edifício de 5 pavimentos com 10 apartamentos, localizado em numa área de classe média em Teerã. Nossos principais desafios neste projeto foram as restrições existente quanto a efetiva aplicação das ideias conceituais além do detalhamento necessário em decorrência do desenvolvimento do projeto de estruturas. No entanto, ao longo do processo de projeto foi estabelecido um equilíbrio entre as demandas do cliente, as nossas principais ideias de projeto e a participação na construção, que ocasionou algumas mudanças com o desenvolvimento do projeto. Finalmente, o edifício foi construído. O projeto procura a continuidade através das linhas que compõem o edifício.
A importância atual do valor da terra fez com que reduzíssemos o número de varandas. Para preencher este vácuo, introduzimos uma terceira dimensão na fachada, criando uma superfície com profundidade quando vista da rua.
Ao projetar a fachada, a superfície deveria ser contínua e sem cortes, como em um origami. Assim propusemos uma fachada tri-dimensional a partir de dobras em uma superfície bi-dimensional. Este volume proporcionou a criação de uma nova textura externa para o edifício, um layout criativo da fachada com pequenos pixels de sombra, entretanto, sem ocasionar um aumento significativo no volume da obra. Criam-se elementos de "luz e sombra" que transformam a fachada em uma estrutura na qual, as sombras sobrepostas constroem a própria textura. Escolhemos o tijolo, um material barato, como elemento principal da composição da fachada, como um pixel que se encaixa no projeto e ainda se configura como um tradicional edifício de tijolos.
Visão
Quanto à vista a partir do edifício, a poluição visual era maior nos pavimentos intermediários; assim, nós procuramos uma compacidade maior dos pontos e nós principais em determinadas áreas, expandindo o plano através desta geometria mais compacta, gerando uma forma compatível para cada pavimento. Este invólucro conecta-se com o espaço interno, filtrando a luz e a poluição visual além de proporcionar privacidade. Para favorecer a incidência de luz natural, a pesar do sombreamento massivo causado pela fachada de tijolos, trabalhamos com mudanças no tamanho das aberturas.
Os enquadramentos das aberturas são características únicas do edifício, pois fornecem vários pontos de vistas da cidade para os moradores.
Uma área verde foi projetada no afastamento da fachada sul, proporcionando sombra e beleza natural.
Construção da fachada
Devido à complexidade do projeto, ensinamos os pedreiros a construir através de modelos e geometrias experimentais utilizados antes da execução do edifício. Os tijolos foram fixados utilizando cabos de aço. Este projeto se distingue de outros projetos semelhantes que assentam tijolos à seco, em alguns casos, os tijolos são costurados de forma intervalada na estrutura principal. O problema de sobrecarga foi resolvido distribuindo-a entre os pavimentos do edifício.