-
Arquitetos: envase
- Área: 745 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Onnis Luque
-
Fabricantes: Du Chateau, Grupo JOBEN, Holcim
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como resultado à contínua densificação da zona central da Cidade do México, quatro habitações verticais são criadas em dois terrenos pequenos e independentes.
O projeto introduz um modelo habitacional distribuído em vários níveis que promove múltiplas configurações espaciais.
Uma estrutura mista de aço e de concreto suspende um volume de madeira que contém a zona privada. O vazio resultante é convertido em área pública, assemelhando a relação existente entre a rua e a casa. O contraste dos materiais utilizados nas duas áreas ajuda a identificar a função de cada uma e oferece experiências variadas aos habitantes.
A conexão ao exterior é buscada ao deixar a fachada principal completamente livre, enfatizando as paredes que dividem cada unidade e aproveitando as vistas arborizadas da região. Generosas entradas de luz por ambos os lados, se complementam com um domo de vidro que atravessa verticalmente as casas, tornando também visíveis as distintas atividades que acontecem no interior.
A vegetação adota uma hierarquia importante estando presente em todas as varandas dispostas com este propósito. Os elementos construtivos são aparentes para entender o projeto como uma infraestrutura de moradia que poderá progredir com o tempo e adotar mudanças programáticas.