- Área: 490 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Farshid Nasrabadi, Parham Taghioff
-
Fabricantes: Nemachin
Descrição enviada pela equipe de projeto. A expressão é verdadeira: em cada canto desta cidade histórica, é possível encontrar beleza, e Jay Sheer é uma dessas belezas que contrastam com a outra parte arquitetônica da cidade nova e contemporânea de Isfahan, no Irã.
O edifício residencial “Jay sheer” tem esse nome graças ao nome do bairro, e Jay é um dos nomes antigos de Isfahan. O projeto deste edifício é baseado na relação interna com a arquitetura tradicional da cidade e seu desenho é um símbolo de protesto contra a nova e inapropriada onda da arquitetura contemporânea. Seu volume é definido ao se isolar da inconveniente atmosfera que o circunda, suas aberturas, decks e pátios criam um ambiente propício em seus interiores. O material principal deste edifício é o tijolo, em alusão à arquitetura tradicional da cidade, transformado em linguagem contemporânea e minimalista, em harmonia com a urbe atual.
A fachada sul é revestida em cores escuras em uma reação contra a arquitetura moderna da cidade, e seus tijolos internos em branco evidenciam as perspectivas dos interiores.
Mesmo que Isfahan seja agora uma cidade moderna em sua própria maneira, até atualmente é possível encontrar algo ou alguma coisa que quer salientar para o não esquecimento de nossa cultura e passado.