-
Arquitetos: Cristián Axl Valdés
- Área: 150 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Leo Basoalto
-
Fabricantes: Dynal, Escenium HAUS, Teka, VALVO, Volcan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Curanipe é uma pequena cidade costeira na região do Maule, Chile; território de agricultura de subsistência, pesca artesanal e turismo estival. Aqui dois casais eram proprietários de um terreno que está longe do mar, mas que possui amplas vistas para o Rio Chovellén. O terreno está no ponto mais alto do relevo, onde a topografia descende suavemente para o mar e bruscamente para o rio.
Devido a sua condição geográfica, o lugar carece de um plano horizontal, motivo pelo qual a arquitetura busca suprir essa carência construindo um pódio que se integra ao terreno.
Esta casa deve abrigar ocasionalmente ambos os casais, que fariam uso dela de maneira conjunta ou separada. Dada esta condição de ocupação, o programa foi dividido em três pavilhões, onde cada casal seria proprietário de um deles, enquanto to terceiro - no centro - abrigaria as áreas comuns. Os três pavilhões são paralelos entre si, mas deslocados para se acomodarem no declive do terreno.
A paisagem distante é capturada pelo interior através de amplas aberturas que a marcam, estendendo os limites interiores além de sua bordas físicas.