- Área: 50 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ben Blossom
-
Fabricantes: Compass Glass, Floored Genius
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto principal deste projeto é a cobertura plissada de concreto, que se encaixa no topo da nova área de estar. As platibandas pré-fabricadas e as calhas da cobertura criam trincheiras preenchidas com terra, que possibilitam o plantio de grama e arbustos de forma a suavizar o novo volume, estabelecendo uma conexão visual com o entorno verde frondoso e criando vistas agradáveis a partir dos pavimentos superiores. Vista do jardim, os canteiros da cobertura não são visíveis, revelando-se apenas como uma simples laje de concreto, que contrasta com a textura do edifício original.
No interior da sala de estar a laje de concreto aparente se faz presente com suas "vigas" pronunciadas criadas pelos canteiros da cobertura. O movimento da laje cria um ritmo no espaço interno, permitindo também a criação de uma importante abertura zenital que atravessa toda a extensão do espaço.
Esta linha de luz natural ilumina a cozinha, que de outra forma seria escura devido a sua posição, voltada para dentro da casa original. O diretor do escritório Bureau de Change, Billy Mavropoulos, disse: "Queríamos criar um volume, cuja forma seria significativa dentro e fora. No interior, o movimento da laje do telhado quebra o minimalismo da área de estar. No exterior, cria vistas atraentes através dos jardins criados na laje, aproximando a materialidade do concreto com a natureza".
Embora as áreas de estar e cozinha sejam espaços abertos, os materiais foram utilizados para definir visualmente esses espaços e criar um contraste entre eles. Na área de living, a materialidade do teto é refletida no piso de concreto, que se estende até a cozinha, construído a ilha e se dobrando de forma escultórica para criar a bancada.
O limite da cozinha é marcado graficamente, um espaço azul monocromático vibrante que inunda as superfícies do espaço, incluindo seu piso de resina. O concreto parece invadir a área da cozinha, criando um espaço de jantar que está envolvido pela cozinha, ou seja, parece estar dentro dela. Dentro da cozinha, a volumetria monocromática e monolítica serve para ocultar os armários de um lado e o lavabo do outro. Isso permite que o efeito da cor seja a característica principal do espaço. Os quadros das portas estão encaixados nas paredes, piso e teto, criando inserções geométricas entre as formas, a qual serve para ocultar a iluminação embutida na laje.
Descrição do Produto. Embora a cozinha e a área de estar sejam completamente abertas, os materiais escolhidos de forma seletiva são utilizados para definir visualmente esses espaços e criar contrastes no ambiente. Na área de living, a materialidade do teto é refletida no piso de concreto, que se estende até a cozinha, construído a ilha e se dobrando de forma escultórica para criar a bancada. O limite da cozinha é marcado graficamente, um espaço azul monocromático vibrante que inunda as superfícies do espaço, incluindo seu piso de resina. O concreto parece invadir a área da cozinha, criando um espaço de jantar que está envolvido pela cozinha, ou seja, parece estar dentro dela.