-
Arquitetos: Atelier 56S
- Área: 250 m²
- Ano: 2017
-
Fabricantes: ALU-K Group, Le Prieuré Group, Rijswaard
Descrição enviada pela equipe de projeto. A implantação deste projeto foi ditada pela aspiração de uma reorganização urbana dos terrenos definidos para a biblioteca, o TAP Hall, o salão multiuso e a nova escola de La Couyère, na França.
Cada acesso do espaço público aos lotes foi localizado em uma área diferente, criando um caminho de leste a oeste que distribui cada novo equipamento público em uma única área. A implementação da escola ao leste do terreno, juntamente com a biblioteca, reforça este novo percurso público.
O projeto é baseado na premissa do meio ambiente nesta locação, a mineralidade dos materiais, a importante vegetação do entorno, e a divisão linear urbana por duas paredes de pedra localizadas no atual pátio da escola.
ESCOLA
A escola tinha necessidade de proporcionar espaços de concentração para os alunos, mas também espaços mais informais, para ensino através da experiência individual.
Um núcleo de ensino, simples e compacto é criado na área central, isolado e protegido do tempo, com capacidade para altas performances energéticas (RT 2012 -30%). É composto de duas salas de aula, uma sala de atividades, um escritório e dois espaços de serviço. Esse núcleo é envolto por espaços de uso livre e fechados por paredes de tijolos tradicionais, que são uma continuidade das paredes feitas de pedra, e criam uma verdadeira experiência divertida, com elementos informais que permitem abstração e diversão. Estes espaços são utilizados para circulação, corredores, e áreas de brincadeiras. No novo espaço de jogos, pequenas paredes de tijolos são adicionadas às paredes de pedra existentes e permitem que as crianças sentem, se escondam, brinquem, aprendam e sintam... e a libertar sua imaginação.
Um sistema construtivo híbrido com madeira e concreto foi o mais apropriado; o exterior é revestido com tradicionais tijolos moldados à mão e uma camada de cal cobre as paredes abrigadas. Para o isolamento, materiais naturais foram escolhidos, como uma pasta de celulose que preenche as paredes com estrutura de madeira. Para aumentar a performance térmica, utiliza-se painéis de fibras de madeira revestidas com uma camada de cal. Todo o projeto conta com uma cobertura vegetalizada.
Nos interiores, as salas de aula são revestidas com painéis perfurados que garantem o conforto acústico e criam uma atmosfera calorosa e aconchegante. Nas áreas informais, o concreto é aparente e contam com luz natural proveniente de vários sistemas, de acordo com a necessidade de cada ambiente.
Originalmente publicado em Outubro 19, 2017