- Área: 10500 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Sebastián Alfaro Fuscaldo
-
Fabricantes: AGC, Comenza, Geiger
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Associação de Funcionários do Banco Nacional da Costa Rica necessitava de um espaço que abrigasse seu rápido crescimento e teve a visão de não somente construir seu lar, mas também, abrigar sob o mesmo teto, instituições que compartilham seus valores e sinergias.
O edifício encontra-se localizado em Llorente de Tibás, em uma trama urbana que muda de maneira dramática os usos, programas e paisagens adjacentes em cada lado do seu lote irregular. A fachada oeste está em frente a uma rodovia nacional, a norte volta-se para uma rua comercial e a fachada sul limita-se com um empreendimento residencial disperso. O edifício, portanto, responde de maneira diferente em cada face, situação que é incrementada pelos parâmetros bioclimáticos que procuram reduzir a forte incidência de iluminação e calor do leste e oeste. Isso resulta um posicionamento contrário à geometria da propriedade onde sua face norte é pequena, motivando o uso estendido de concreto pré-fabricado que favorece a entrada de luz ao norte.
O acesso à edificação se desenvolve através de uma pequena praça coberta, desde onde se reduz a altura a um mínimo antes de chegar a um esbelto átrio. O átrio está localizado no centro de massa da irregular e permite a entrada de luz e ventilação no coração do projeto. Todas as fachadas internas e balaustradas do vazio contam com vidro extra-claro para melhorar a entrada de luz zenital.
A praça surge da subtração na base do edifício e sua proteção superior nasce da laje do quarto e quinto pavimento. Essa laje, em balanço, fez com que fossem alterados os brises de concreto por um muro de meio nível que funciona como viga. As outras lajes em balanço funcionam como sombra e como plataformas de manutenção.
No último nível estão localizados os programas compartilhados pelas diferentes instituições o que permite acesso total de todos os funcionários às áreas com vistas mais privilegiadas promovendo, ao mesmo tempo, a colaboração entre os trabalhadores das diferentes instituições.