- Área: 680 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Adrien Williams
-
Fabricantes: Endicott, Shalwin, Tuile 3R
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na rua 'de la Roche', no bairro de Plateau Mont-Royal, uma área vibrante e de vitalidade urbana incomparável. Tendo isto em vista, o projeto procura trazer algo novo à esta região com um projeto residencial contemporâneo de cinco unidades que se apropria de toda a energia desse setor estratégico, onde jovens profissionais convivem com famílias e casais.
Assim, o projeto busca uma densificação suave que se encaixa na paisagem urbana atual sem distorcê-la. Uma das principais estratégias é a manutenção das famílias na cidade através da promoção da qualidade de vida baseada na sustentabilidade. Para lidar com esses desafios, os arquitetos da ADHOC desenvolveram uma nova tipologia para o terreno, criando duas frentes. A partir disso, criou-se um espaço central revelando instantaneamente seu enorme potencial. O espaço livre proporcionado por este novo pátio interno cria um lugar vivo e orgânico, que fortalece o vínculo entre espaços públicos e privados, refletindo uma maneira inovadora de pensar o espaço.
O mezanino na fachada permite que a luz penetre no pátio enquanto busca uma relação harmônica com a altura do edifício vizinho. Na fachada frontal, o espaços exteriores tomam forma de varandas que preservam a intimidade dos moradores enquanto buscam interação com o espaço da rua. Graças ao pátio central, os espaços de convívio são amplamente iluminados. Uma rotação formal na implantação dos edifícios trouxe inspiração para o projeto, enquanto conceitualmente valorizava uma área central aberta e organiza as unidades ao seu redor. Este conceito foi inspirado pelo geode; uma envoltória mineral vazada com o interior coberto por pequenos cristais.
O geode, sob uma aparência externa austera e protetora, esconde um verdadeiro tesouro cristalino. Ele revela um modo de pensar a arquitetura que estimula a inspiração a partir da idéia de contraste. Este conceito é explorado através do projeto em diferentes níveis. O exterior do edifício é muito sóbrio, caracterizado por uma modesta materialidade.
A construção da fachada e as paredes vazada de tijolos em frente as janelas refletem a materialidade e o aspecto protetor do geode. O pátio interno reflete sua atmosfera cristalina e ardente. O pátio tornou-se uma espécie de oásis urbano para os seus habitantes que podem conviver livremente, proporcionando um senso social de pertencimento. Estratégias sustentáveis e um ótimo desempenho energético suportam as ambições do projeto em ser inovador. Como resultado disso, acredita-se que o "La Géode" possa se tornar o primeiro edifício habitacional a alcançar a certificação LEED v4 no Canadá.