- Área: 1979 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Joël Tettamanti, Toniatuh Ambrosetti, XC
-
Fabricantes: Dunoyer, Favorol Papaux, Vial
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto utiliza de sua localização espetacular, uma clareira que conta com duas grandes árvores de cedro e um pomar suavemente inclinado, para permitir que a paisagem entre no centro do edifício. A creche e o parque infantil são tratados como duas partes de um jogo, assim como a permeação dos espaços interinos e externos.
O parque infantil, um lugar externo e protegido onde as crianças passam boa parte do tempo é um elemento chave do projeto que é tão importante quanto o edifício. Rebaixado 60 cm do solo, o parquinho está separado do resto da clareira. É envolto por um banco longo e contínuo e cria uma referência especial e privilegiada à natureza circundante. Consegue uma topografia clara, como fosse uma sala que se abre para o céu.
A organização programática dentro do edifício é simples e clara: em cada uma das alas, quatro grupos de crianças são acomodadas, enquanto que as áreas comuns são abrigadas na seção ao norte. Um grande saguão de entrada conecta as diferentes seções. O edifício é revestido em madeira e parece um grande pavilhão recortado por sobre as árvores, ou ainda um instrumento musical ou brinquedo de madeira. Brinca com a relatividade de escalas de tais perspectivas e associações, em uma divertida referência ao mundo das brincadeiras infantis.