Arq.Futuro, Por Quê? e DataZAP realizam, no próximo dia 18/10, com apoio do Instituto Moreira Salles, o segundo encontro do Ciclo de Economia Urbana e convidam Daniel McMillen, economista urbano pela Universidade de Illinois, e Danilo Igliori, PhD pela Universidade de Cambridge, professor de economia da FEA-USP e chairman da DataZAP para debater o tema da verticalização, densidade e custo do crescimento vertical nos grandes centros urbanos.
No encontro, McMillen e Igliori tratarão de um assunto que permanece pouco discutido no campo da economia urbana: as implicações econômicas da edificação de arranha-céus. Nas primeiras décadas do século XX, com a disseminação dos elevadores e das tecnologias de construção em aço e concreto, o crescimento vertical nas cidades alcançou alturas espantosas.
Para os investidores, as vantagens parecem óbvias: se determinada localização é extremamente valorizada, com um preço por metro quadrado muito alto, a forma mais eficiente de aproveitá-la é construir o edifício mais alto que a tecnologia permita e a sociedade aceite. McMillen investigou esse tema — o surgimento de arranha-céus como resposta ao aumento do preço da terra — a partir de dados microgeográficos de Chicago num período de 140 anos (1870-2010). No seminário, ele apresentará suas conclusões, que revelam uma realidade mais complexa do que pressupõe a lógica econômica.
A mediação será feita por Danilo Igliori e o evento acontecerá das 10h30 às 12h30 no cineteatro do Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista, 2424.
- Daniel McMillen é economista urbano pela University of Illinois, em Chicago, e Ph.D. em Economia pela Northwestern University. Suas publicações constam em revistas acadêmicas importantes da área, como a Revista de Economia Urbana, Ciência Regional e Economia Urbana; a Revista de Economia e Estatística, Economia Imobiliária e o Jornal de Estatísticas Econômicas e Empresariais. É co-editor da Regional Science and Urban Economics e atua nos conselhos editoriais de revistas líderes em economia urbana e imobiliária, além de participar do Conselho de Administração da American Real Estate and Urban Economics Association.
- Danilo Igliori é PhD pela Universidade de Cambridge, professor de economia da FEA-USP e chairman do DataZap, iniciativa de análise da extensa base de dados de que dispõe o site de imóveis Zap. A base é composta dos dados dos imóveis cadastrados no site e daqueles gerados pelas buscas. Os dados de localização, valores e infraestrutura, entre outros, permitem que se conheçam as tendências do mercado imobiliário e da cidade.
O evento faz parte do ciclo de debates que o Arq.Futuro promove sobre Economia Urbana.
Inscrição gratuita: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtchL7taAdmUdluVrk9lRmo4yDyvu5BU5HxEDPdz_oP80xpw/viewform
Ciclo Arq.Futuro de Economia Urbana – Verticalização e densidade nos grandes centros urbanos
Data: 18.10
Horário: 10h30 às 12h30
Local: Cineteatro do Instituto Moreira Salles
Endereço: avenida Paulista, 2424
Mais informações: www.facebook.com.br/arqfuturo
Palestrantes:
Daniel McMillen I Economista Urbano da Universidade de Illinois (http://www.economics.illinois.edu/people/mcmillen/McMillen.aspx)
Danilo Igliori I Professor da FEA-USP e chairman do DataZAP
Haverá uma breve apresentação de ambos e depois debate
Sobre o Arq.Futuro – www.arqfuturo.com.br
O Arq.Futuro - plataforma de discussão sobre o futuro das cidades - traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. O conteúdo é produzido em diversos meios: palestras, debates, vídeos, artigos e livros. A equipe também atua diretamente em consultorias para empresas, associações de bairro e organizações sem fins lucrativos em projetos de regeneração territorial e urbana. Essa discussão é particularmente importante porque grande parte da população brasileira não dispõe de meios para participar efetivamente das decisões de planejamento urbano. Alguns dos temas debatidos são: habitação, transporte e infraestrutura; educação em arquitetura e urbanismo; engajamento do público no desenvolvimento urbano; impacto de novas tecnologias nas formas de viver nas cidades; e caminhos para promover a construção do novo e a preservação do patrimônio cultural. Para 2017, tem como temas principais as águas urbanas, a mobilidade urbana e os espaços públicos.
Sobre o Por quê? - www.porque.uol.com.br
O Por quê? produz conteúdos explicativos sobre economia em vídeo (filmagem e animações gráficas), áudio e texto. Traduzimos o economês em diferentes meios para sermos tão versáteis quanto o público brasileiro, tão heterogêneo em vários aspectos. Nossa proposta é tirar as dúvidas de qualquer um, independentemente do nível de conhecimento. Com bom humor e fugindo dos jargões acadêmicos, mas sem perder a precisão, mostramos que raciocinar economicamente é bem mais fácil do que parece. Promovemos palestras e debates que podem ser acompanhados presencialmente ou, ao vivo, em nossos canais. Os eventos também estão arquivados para acesso permanente em nossa plataforma. Participam economistas de nossa equipe e convidados. Entre eles, outros especialistas da área econômica e representantes de outros setores relacionados – como política, saúde, educação e direitos humanos.
Título
Ciclo Economia Urbana sobre Verticalização e Densidade nos grandes centros urbanosTipo
Mesa de discussãoOrganizadores
Arq. FuturoDe
18 de Outubro de 2017 10:30 AMAté
18 de Outubro de 2017 12:30 PMOnde
Instituto Moreira Salles - SPEndereço