Como parte do consórcio espanhol-holandês KL AIR, os escritórios KAAN Architecten e Estudio Lamela venceram a licitação para projetar o novo terminal do Aeroporto Schiphol de Amsterdã, nos Países Baixos. O consórcio internacional também conta com a participação dos escritórios de engenharia ABT e Ineco, o artista plástico Arnout Meijer Studio e as empresas especializadas de engenharia DGMR e Planeground.
Com uma superfície de 100.500 metros quadrados construídos e capacidade para atender até 14 milhões de passageiros, o futuro terminal será implantado na continuidade dos terminais 1, 2 e 3. Sua distribuição espacial, desenho e tratamento das fachadas buscam, segundo seus autores, "a integração urbana no contexto existente da Schiphol Plaza, da estação ferroviária e deve prever ainda possíveis expansões futuras".
No interior do edifício, a sobreposição dos fluxos de passageiros em diferentes níveis possibilitará uma fácil identificação do hall de chegadas e partidas e a área de retirada de bagagens no térreo. Por outro lado, as vias de acesso ao terminal funcionam como elementos urbanos de integração, contribuindo para a manutenção da característica de "cidade compacta" de Schiphol, explicam os autores.
A respeito das referências, o consórcio afirma:
A principal fonte de inspiração para nossa intervenção foi a manutenção das características principais do projeto original de 1967 desenvolvido por De Weger e Duintjers em conjunto com o designer de interiores Kho Liang, caracterizado pela abundante iluminação natural, simplicidade e imponente espacialidade.
A área central do edifício encontra-se elevada em relação ao nível de aceso, de modo a criar uma plataforma que proporciona maior privacidade aos processos de controle de segurança, aumentando ao mesmo tempo o pé direito no pavimento inferior, destinado a retirada de bagagens.
A partir da plataforma, os passageiros tem uma vista panorâmica do hall de entrada, o qual será coberto por uma grande estrutura zenital que permitirá aos viajantes uma imersão no céu holandês. A ampla cobertura, de aproximadamente 180 x 150 metros, se apoia sobre a fachada estrutural, os núcleos de elevadores e também sobre alguns blocos de serviço. Os passageiros poderão visualizar o espaço em sua totalidade e movimentar-se livremente por ele. As fachadas possuem amplas aberturas voltadas tanto para a vibrante atividade do aeroporto, assim como para a paisagem holandesa de Amsterdã. alguns critérios de sustentabilidade inerentes ao projeto são evidenciados nos diferentes materiais utilizados, como por exemplo o piso de madeira da plataforma, e também na abundante vegetação dos pátios internos.
"A modularidade da estrutura e o ritmo que ela cria nas fachadas e na cobertura, proporcionam serenidade e unidade ao projeto do novo Terminal, do mesmo modo, constitui uma base sólida para uma futura expansão", explicam os responsáveis pelo projeto. "A integração e a atemporalidade são características fundamentais na evolução planejada para Schiphol", acrescentam os autores.
Espera-se que as obras estejam concluídas em 2023.
Arquitetos
Localização
Amsterdam Airport Schiphol (AMS), Evert van de Beekstraat 202, 1118 CP Schiphol, HolandaEngenharia
ABT, InecoEngenharias especializadas
DGMR, PlanegroundArtista plástico
Arnout Meijer StudioÁrea
100500.0 m2Ano do projeto
2020Fotografias
Filippo Bolognese, Beauty & The Bit