- Área: 350 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Amit Geron
-
Fabricantes: Bulthaup, Rimadesio, d+b
Descrição enviada pela equipe de projeto. A funcionalidade e a simplicidade dos materiais foram os pontos de partida para o planejamento desta residência em um bairro ao norte de Tel Aviv. A residência foi pensada como uma estrutura geométrica básica - uma combinação de duas caixas de concreto cruas, uma em cima da outra. Cada caixa possui aberturas aparentemente aleatórias e um sistema de sombreamento externo que gira e abre eletronicamente para que a fachada dinâmica mude de acordo com as necessidades dos residentes, dependendo do horário e do clima.
O projeto das áreas internas apresenta os mesmos princípios de simplicidade e eficácia climática com a arquitetura que agora se move dentro. O planejamento interior está baseado no movimento claro e simples do entorno, com duas paredes de concreto de apoio que remetem ao exterior. A escada que direciona até o subsolo e primeiro pavimento está entre essas duas paredes.
Todas as habitações funcionam e emanam livremente desde este ponto focal. Uma ampla cozinha com armários de carvalho e uma ilha de aço inoxidável, com uma sala de estar e jantar adjacentes estão em um lado. A outra lateral possui uma biblioteca com espaços de trabalho e uma suíte frente ao jardim frontal.
No primeiro pavimento existe uma sala de serviço e três dormitórios para crianças, cada uma com seu próprio banheiro e um terraço que move a caixa superior. Um corredor luminoso e funcional é colocado entre as duas alas que abriga a escada paralela.
O elemento de desenho dominante na casa - como em suas fachadas - é o exterior de alumínio com sistema de sombreamento. Cada abertura está configurada para uma função interior e atua como uma moldura do sistema de sombreamento que foi colocado para acomodar a luz solar e as necessidades climáticas de cada espaço interior.
Este sistema permite vários graus de filtração da luz, criando uma camada adicional que enriquece o espaço e traz a experiência tangível de ar livre na casa. Essa camada muda continuamente com a direção do sol e a quantidade de abertura do sistema de sombreamento. Com o tempo, as habitações são inundadas com tons de vermelho, criando composições únicas. O interior, como o exterior, não é estático. Essa casa possui vida e movimento a cada hora do dia.