-
Arquitetos: depA; depA
- Área: 280 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:José Campos
-
Fabricantes: MCMURTA, Sanitana
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma antiga casa, bem no coração de Pinhel, alberga um novo bar-restaurante, programa e projeto que querem marcar positivamente o centro histórico da cidade. Da antiga casa, soturna e compartimentada, tirou-se proveito das paredes perimetrais em pedra e cobertura em estrutura de madeira, tendo-se construído a partir desses elementos, a par da demolição dos demais, um espaço amplo e luminoso. Neste novo miolo, e a partir também do pré-existente bloco rochoso, cresceu uma volumetria pétrea, em concreto à vista, que determina o espaço e a distribuição das várias áreas funcionais do programa.
O espaço destinado às instalações sanitárias, foi escavado na rocha reforçando a ideia de uma forte experiência espacial e material com a pré-existência. Ainda no piso térreo a zona de cafetaria/bar é habitada pela dicotomia entre a rocha cortada e a atmosfera dos volumes em concreto armado. O piso superior, dividido centralmente pelas escadas e pelo volume da copa, ambos em concreto, alberga uma sala de refeições e um bar lounge que dialoga com o piso inferior através de um pé-direito duplo.
No interior, ao ambiente pétreo e distinto dado pelos corpos em concreto e pedra, pretende-se que seja devolvido o conforto e o aconchego dos elementos em madeira, tanto da estrutura da cobertura pré-existente, como o dos novos elementos e mobiliário em madeira, aos quais se fará sobrepor um tratamento cuidado da luz ambiente, que se quer quente e apaziguadora. A madeira e a luz em conjunto, desenham também cenários especiais como é o caso das garrafeiras. O tratamento dado à fachada voltada para a praça principal da cidade procura dotar o edifício de uma linguagem necessariamente contemporânea, coerente com a intervenção interior, contudo dentro da lógica compositiva própria de um centro histórico