Studio-2, equipe composta pelos arquitetos chilenos Cristian Soza e Felipe Fuentealba Cabion, atualmente busca o desenvolvimento de mobiliários únicos, diferentes e duradouros, “uma busca entre o conhecido e o por conhecer", utilizando materiais comuns com técnicas fora do comum, proporcionando elegância e nobreza a cada peça forjada em suas mãos.
Neste caso, o estúdio projetou uma lâmpada de leitura chamada Petreo-2, composta de madeira carbonizada, concreto armado e uma lâmpada incandescente de carbono.
Pare e tenha um momento para você
A lâmpada de leitura Petreo-2 nasce como uma desculpa, para criar um intervalo na vida e dar um momento para si, neste caso, para poder ler um livro com luz e calor. Possui um suporte de concreto armado para armazenar os livros favoritos, deixando-os em relação direta com o usuário.
Quanto a sua materialidade, a lâmpada conta com uma base de madeira com uma técnica japonesa chamada shou sugi ban, que consiste na queima da madeira para dar-lhe proteção e conformar uma capa hidro-repelente que ajuda na convervação natural da madeira.
Sobre a base de madeira é posicionada uma base de concreto branco, para os livros, com 1 centímetro de espessura, polido e vitrificado para são soltar partículas de poeira. A luz é fornecida por uma lâmpada incandescente de carbono.