Organizado pela Universidad de Flores, o objetivo do Concurso Ibero-americano Estudantes de Arquitectura UFLO era gerar uma proposta -no campo das ideias- para a realização de um 'Espaço Social da Terceira Idade', que deverá integrar-se ao espaço verde circundante da Plaza Federico Froebel, localizada no bairro de Caballito da Ciudad Autónoma de Buenos Aires.
Um edifício de caráter permanente, de uso público, dedicado a usuários da terceira idade, onde se desenvolvessem diversas atividades de participação cidadã.
O júri entregou o primeiro prêmio aos estudantes Federico Burstein, Agustin Camicha, Gaston Camicha e os colaboradores Martin Larrañaga e Ignacio Molinari da Universidad de Buenos Aires. Revise o projeto a seguir.
Descrição pelos autores. Localizado no bairro de Caballito, o Centro de Integração da Terceira Idade é um espaço de encontro que busca brindar aos idosos a possibilidade de sentirem-se confortáveis em uma sociedade que os exclui continuamente, onde o intercâmbio entre gerações seja promovido, compartilhando sua riqueza cultural com crianças, adolescentes e jovens.
Pensar em um espaço com essas características nos faz refletir e repensar os hábitos e necessidades desses usuários em particular.
A expectativa de vida é cada vez mais alta, produzindo mudanças no nível social, de modo que ter espaços adequados e amigáveis é de extrema importância.
Com uma cobertura desmaterializada, a transição entre o tecido e o Parque Centenário é resolvida, conectando diferentes atividades que cobrem uma ampla gama de idades.
Entende-se que os usuários nem sempre têm a mesma energia ou possibilidade de realizar as diferentes atividades, já que nem todos têm as mesmas capacidades.
É por isso que é uma franja ativa, que irá acomodar o programa com mais movimentos como danças, exposições, eventos, oficinas e atividades físicas, como ioga.
Por outro lado, uma tira passiva, onde as atividades a serem realizadas concentram-se nos jogos de mesa, xadrez, cartas, leitura, relaxamento e descanso.
Desta forma, o usuário pode escolher a atividade que mais se identifica.
Articulados por 3 espaços verdes que atuam como pátios, vinculam-se as diferentes atividades, bem como ao entorno.
Como resultado dessas premissas, busca-se obter um espaço de serenidade, para que nossos avós sintam-se valorizados e integrados em nossa sociedade.