-
Arquitetos: GGA gardini gibertini architects
- Área: 1080 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ezio Manciucca
-
Fabricantes: Agape, FACE, FritsJurgens, MANOLOBAGNI, ONDA BLU PISCINE, PLH, Riva 1920, Viabizzuno
'Residência AP' é testemunha do renascimento de uma antiga aldeia rural situada no cume de uma das colinas mais altas de Urbino, muito apreciada por sua paisagem e o meio ambiente. O novo sistema de edifícios se assenta sobre restos antigos de colunas medievais. Vinculadas entre si no subsolo, as estruturas descansam sobre uma plataforma de concreto vermelho (38 x 20m) que domina a paisagem circundante. O núcleo das moradias, que forma uma só unidade, restaura o papel central deste terreno na paisagem, restabelecendo um diálogo direto e empático entre os novos edifícios e a estratificação histórica. As estruturas em pedra, livres de quebras como canaletas ou drenos e suas proporções medidas, são oferecidas à paisagem como artefatos puros, discretos e silenciosos, recuperando sua identidade e afinidade com a matriz cultural rural do lugar.
Se o projeto, com suas composições arquitetônicas e rigorosas, interpreta fielmente os temas formais típicos desta região italiana (Marche), no seu interior, no tratamento dos materiais, no desenho da planta e seu mobiliário, pretende-se reivindicar sua notável contemporaneidade.
A estrutura de concreto armado do perímetro interior cria um espaço para que a luz natural entre e libere o volume de qualquer outro elemento que suporte a carga. O programa funcional completo é organizado em três níveis. Para evitar o estacionamento de automóveis e a vista de qualquer meio de transporte no nível do jardim, a entrada principal encontra-se na grande garagem do subsolo. No nível inferior, além das áreas técnicas, estão todas as instalações entre o edifício principal e seu anexo, e um ginásio com um SPA adjacente. Desde o subsolo, a escada conduz diretamente ao coração do edifício principal, onde a vista se abre sobre a impressionante paisagem montanhosa e a área da piscina. O térreo, totalmente projetado para o exterior, não possui uma solução de continuidade com jardim - este é a sala de estar, de jantar, cozinha e estúdio privado.
No primeiro pavimento, disposto em torno de uma grande balaustrada, está o apartamento principal e duas habitações duplas com seu próprio banheiro. O desenho dos móveis, criado totalmente pelos arquitetos GGA, de madeira natural de nogal, qualifica e cria a ordem em cada habitação ocultando as áreas de serviço e os componentes tecnológicos. O anexo, com sua estrutura de madeira, remete ao celeiro que é frequentemente presença constante nesta paisagem. Uma terceira edificação está situada em uma pequena colina artificial. No subsolo há um depósito para o equipamento de jardinaria e uma churrasqueira no térreo. Essa parte do jardim, com sua geometria desalinhada feita de aço cortén e grama, rompe com a severidade de toda composição ao ar livre.
O fornecimento de energia, que é somente elétrico, está garantido por um amplo sistema fotovoltaico escondido nos terrenos da propriedade e situado a uma distância das edificações.
Originalmente publicado em Novembro 04, 2017.