- Área: 318 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:André Scarpa
-
Fabricantes: Esquadrias de alumínio, Lajes, Perfis metálicos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza em um terreno com uma bela vegetação aos fundos em uma área de preservação ambiental no município de Campinas.
A topografia em declive foi organizada através da execução de três platôs locados ao centro do terreno entre dois grandes taludes a fim de minimizar a movimentação de terra.
A casa tem seu programa agenciado em três cotas de nível com a garagem e a entrada no patamar intermediário. Lances de escada levam a área íntima localizada no pavimento superior e ao espaço de convívio abaixo.
Dois blocos em estrutura metálica abrigam esse programa e articulados por uma inflexão na área de circulação vertical faz a casa voltar-se para a paisagem rural e traz a vegetação da área ajardinada para seu interior ao mesmo tempo em que desmembra parcialmente a área de convívio para uma maior intimidade da família.
Um terceiro bloco, feito em alvenaria estrutural, abriga área dos afazeres (serviço, cozinha e churrasqueira) onde esses dois últimos se comunicam diretamente com a área de convívio, porém em uma cota de nível levemente abaixo.
O resultado foi uma construção enxuta, com espaços compactos e fluidos, porém com certa independência entre eles. Buscou-se no pavimento térreo a transparência necessária para comunicar-se com a rua de um lado e a paisagem noutro.