-
Arquitetos: Desai Chia Architecture, Environment Architects
- Área: 445 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Paul Warchol
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência - projetada em colaboração com Arquitetos do Meio Ambiente (AOR, na sigla em inglês) de Traverse, Michigan - é uma composição de três estruturas de compensação que jogam entre si. A estrutura de "reunião" contém a sala de estar, cozinha e um terraço coberto com assentos; as duas estruturas de "dormir" abrigam a suíte principal e três dormitórios para as crianças. Uma área de sala de jantar conecta, por meio de um corredor, as três estruturas.
A paisagem da cobertura tem ondulações suaves que seguem o movimento do terreno natural e fazem uma referência lúdica à arquitetura vernacular de povos pesqueiros do entorno. O ritmo resultante de vigas de madeira aparentes proporciona camadas de abóbodas assimétricas através dos interiores. No extremo sul da casa, uma cobertura de aproximadamente 6 metros em balanço se estende sobre o terraço, proporcionando uma vista protegida e sem obstáculos do Lago Michigan e das florestas do entorno.
As partes afundadas da cobertura recolhem a água da chuva e possibilitam a drenagem, além de ajudarem com o controle da erosão dos arredores do terreno. A casa integra elegantemente o aquecimento geotérmico em seu projeto. Os estudos dos ventos dominantes determinaram a colocação das janelas para aproveitar ao máximo da ventilação natural: não existe ar condicionado na residência.
A parte externa da casa foi revestida de 'shou sugi ban', um método tradicional japonês que carboniza a madeira para torná-la resistente ao apodrecimento e aos insetos. A textura carbonizada e a modulação dos elementos da fachada realça as sombras enquanto o sol se levanta e fixa sua posição.
Recuperamos as árvores apodrecidas do terreno e as moemos para transformá-las em armários internos, pisos, painéis de teto, trabalhos de acabamento e móveis sob medida para toda a casa.
As estratégias para o desenho paisagístico foram fortemente vinculadas ao desenho da casa. Uma paleta de vegetação nativa destaca as vistas enquanto se maneja, também, a água da chuva. A pedra de origem local cria áreas de assentos ao ar livre, caminhos e degraus.
Originalmente publicado em Outubro 31, 2017