- Área: 300 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Carlos Dias
-
Fabricantes: Ladriminas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de fim de semana é localizada próxima ao Lago de Furnas e foi implantada de forma a priorizar a melhor vista e insolação, além de preservar a privacidade de seus proprietários. A casa foi setorizada em dois pavimentos, sendo que o primeiro compõe a área social e o segundo a área íntima. A entrada se dá através de rampa de acesso ao nível mais adequado para sua implantação para evitar ao máximo a movimentação de terra no terreno.
O partido em V da casa gera uma fachada principal diagonal em relação ao terreno. Os arquitetos valorizaram esta fachada através do uso de ladrilhos hidráulicos em relevo criados para este projeto, que destacam a variação de incidência solar sobre a mesma, criando uma fachada rústica, enquanto contemporânea em sua geometria.
No primeiro pavimento, os ambientes abertos proporcionam uma integração fluida entre os ambientes das salas, cozinha e varanda. O acesso para lavabos e sauna pode se dar tanto pela sala quanto pela área externa.
A rua em declive e construção preexistente no lote ao lado, tornaram a privacidade um dos pontos chave para este projeto. A solução foi iluminar a sala por aberturas pouco usuais: uma zenital e uma próxima ao piso, além de uma ampla janela para os fundos do lote, dando continuidade ao eixo criado pela zenital. O pergolado de concreto pintado abaixo da abertura zenital cria efeitos de luz e sombra diversos ao longo do dia na parede cega. A luz dá dinamismo ao espaço.
A escada logo abaixo do eixo da zenital leva à área íntima, localizada no segundo pavimento. Esta área é composta por cinco suítes com amplas janelas em venezianas de alumínio branco e vista para o Lago de Furnas. A circulação que dá acesso aos quartos é aberta para o pé-direito duplo da sala.
A sala dá acesso à varanda coberta e aberta, onde há churrasqueira e bancada de apoio, além de espaço para área de convivência. A varanda dá acesso ao deck e piscina e à circulação lateral para a sauna, ducha e lavabos. O deck em madeira cumaru e piscina triangular revestida em pedra hijau, localizados na quina do terreno, tem ampla vista e sol o dia todo. A piscina em fundo infinito, suspensa do nível da rua, dá uma sensação de amplitude ao espaço. O terreno estreito e pequeno apresentou um desafio tanto para a integração da área social, quanto para a possibilidade da melhor vista para os quartos. A circulação interna dos quartos, utilizadas como área de armários, e os banheiros da suíte voltados para dentro da edificação, iluminados por janelas altas, foram soluções cruciais para possibilitar que os quartos tivessem vista.