- Área: 92 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias: Toshiyuki Yano
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa existente neste terreno estreito e longo de 3,75 x 16,92 m foi demolida para dar lugar à nova residência. O projeto se adapta ao lote peculiar ao brincar com as linhas de visão. Pavimentos segmentados se sobrepõem com um embasamento e três pavimentos superiores, proporcionando uma série de visuais em várias direções. A base contém um espaço multi-uso, o primeiro pavimento é onde está a entrada, o segundo combina cozinha, sala de estar e de jantar e um espaço de escritório, e o terceiro pavimento abriga os quartos e banheiros; acima de tudo isto está uma área de terraço.
As escadas dispersas que conectam pavimentos semi-alternados criam múltiplas rotas de circulações, dando forma à uma imagem de vagar pela casa ao invés de se mover monotonamente dentro dela. A natureza do terreno é inadequada para apreciar as vistas exteriores, então abordamos os interiores como uma paisagem própria. Os moradores são capazes de ficar de pé ou sentar-se em vários locais dentro da casa e desfrutar desta paisagem interior. A ideia não era simplesmente projetar um lugar para passar o tempo, mas sim pensar no tempo.
No exterior, uma série de cortinas metálicas de aço inox se estendem na fachada. Podem ser fechadas para enaltecer a privacidade ou abertas para proporcionar uma sensação de expansividade. Enquanto as pessoas tendem a associar as cortinas metálicas com a dureza do metal, quando utilizadas na escala do edifício, elas flutuam ao vento e produzem uma sensação surpreendentemente suave e macia. O resultado é uma fachada que deixa a luz passar mantendo a privacidade durante o dia, e à noite se torna um véu brilhante iluminado pelas luzes internas.