- Área: 9 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marianna Xyntaraki, Merle Sudbrock
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fragata é uma versão moderna da antiga estrutura de madeira temporal homônima que funcionou como residência de curto prazo para os agricultores observarem suas plantações o como refúgio de praia para os dias calorosos do verão.
Em nosso caso, Tragata não tem a função de observar as plantações, mas de elevar-se do solo para proporcionar um ponto de vista desde onde se observa um contexto/habitat maior. Esta forma primitiva de observação inspirou o conceito global de projeto que se formula com três ideias centrais: a ideia de "embarcar" em uma plataforma elevada que flutua no nível das árvores, o alojamento em um cubo flexível que pode se adaptar a vários usos e circunstâncias durante o dia, e o recinto e isolamento que essa cabana elevada pode oferecer ao comunicar-se com o mundo através dos estreitos espaços entre as peças que compõem sua pele exterior. A Tragata poderia ser descrita como um "espaço de respiração" dentro da vida cotidiana, onde seus residentes podem experimentar uma forma primária de vida e desvincular-se do entorno. O residente se retira na observação do contexto, mas também na observação do espaço interno, no âmbito de um tempo lento.
A estrutura principal do projeto é uma construção permanente de madeira. Seu espaço habitável principal é composto por painéis desmontáveis que foram feitos de madeira de cana, abundante no local. Ambos, a estrutura e os painéis, foram feitos in loco. As partes inferiores dos painéis se abrem para fora, proporcionando sombreamento durante o dia, ventilação natural e várias vistas do entorno. A cobertura foi desenvolvida sob os mesmos princípios e tem a capacidade de dobrar-se pela metade, abrir-se e oferecer vistas do céu noturno. Uma escotilha/alçapão oculta, que está sob o plano do piso, serve para armazenar colchões e outros pertences durante o dia. Além disso, uma polia mecânica será atada à estrutura para trazer vários objetos para dentro do espaço. No piso e na plataforma do projeto há uma rede que cria um plano flutuante de relaxamento. A primeira Tragata está investigando esta forma de alojamento transitório. Ao olhar-lo como uma construção genérica e modular, várias Tragatas poderiam dar forma a um "camping elevado" que poderia transformar-se na base para o estabelecimento de uma comunidade. Junto com os edifícios existentes no campo, as Tragatas podem dar forma a um sistema habitacional adaptado à paisagem de Paliki.