- Área: 657 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova pista esportiva de skate foi planejada como mais uma praça, mais uma oportunidade de criar cidade. Apesar de contar com um orçamento mínimo, aproveitou-se esse novo equipamento para transformar o ambiente de um antigo circuito de atletismo em um novo parque público aberto para toda a população. Aproveitando a natureza urbana do skate, o projeto pretende estruturar o espaço adjacente além do que foi estritamente edificado para cumprir sua função esportiva. Mesmo o skate sendo agora um esporte olímpico, o projeto aborda justamente sua compatibilidade com o espaço público, desde a realidade de sua prática majoritária nas praças e ruas das cidades.
Partindo dessa perspectiva, realizou-se um estudo de campo das praças e espaços públicos urbanos que transformaram Barcelona em uma meca internacional do esporte, como um tipo de efeito colateral e inesperado da famosa transformação olímpica e suas "praças duras". Foram incorporados como elementos de projeto obstáculos reais da rua, inspirados em Barcelona, incluindo réplicas das plataformas originais "Paral.lel" do Parque de lei Tres Xemeneies, os planos inclinados do Arc de Triomf e as calçadas de granito do MACBA.
A nova pista esportiva foi concebida expressamente como uma PLAZA, uma SKATEPLAZA. Foi construída com materiais habituais de urbanização do espaço público: pavimentos de ruas para pedestres, calçadas de granito maciço, etc. Uma urbanização que se estende a seu entorno imediato, transformando suas rampas e planos inclinados de concreto em taludes vegetais que integram a pista ao entorno. Projetou-se também uma linha de árvores que proporciona sombra para a pista, define visualmente o espaço do parque, e estabelece uma nova fachada verde para o entorno industrial do lote. O pavimento superior da skateplaza (cota +0,70 m) serve, além disso, em relação ao parque, como um possível novo cenário para eventos ou shows e para o festival anual Rock’n’Board, organizado pelos skatistas locais.
Por meio da implementação dos taludes verdes foi possível evitar a aparição de grafites e cantos indesejáveis, além de eliminar a necessidade de corrimãos verticais de proteção. Os grandes blocos de granito se encarregam de fechar sutilmente o perímetro do espaço para a prática do skate.