O escritório UNStudio, em colaboração com Werner Sobek, divulgou seu projeto para a Torre Wasl, um arranha-céu de 300 metros de altura em Dubai. Localizado ao longo da via principal que liga os Emirados de norte a sul, a Torre Wasl fica em frente ao Burj Khalifa e, assim que for concluída, contará com uma das fachadas cerâmicas mais altas do mundo.
A fachada conta com faixas de varandas que envolvem o edifício, chamadas pelos designers de "bulevar vertical", unindo o interior com o exterior da torre. O véu que cobre a fachada foi projetado usando desenho paramétrico em conjunto com engenharia de alta tecnologia para garantir bom desempenho estrutural. As aletas cerâmicas desse véu oferecem sombreamento e também atuam como uma prateleira de luz, refletindo a luz natural para dentro do edifício.
A Torre Wasl será de uso misto, reunindo escritórios, quartos de hóspedes, apartamentos, áreas públicas e um grande salão de baile no nível principal da estrutura. Conectando os programas públicos, o sistema de elevador do prédio inclui quatro saguões principais, os níveis térreo, spa, sky e cobertura.
"Como o projeto está fortemente relacionado e interligado com a experiência urbana de Dubai, o objetivo é fazer a experiência na Torre Wasl tão atraente e contemporânea quanto possível", explica Ben van Berkel do UNStudio. "Assim, uma proposta voltada tanto para a saúde como para o conforto e o bem-estar foi desenvolvida para o edifício". O projeto também valoriza a qualidade dos espaços internos, fazendo uso de materiais simples, iluminação dimerizável e boa acústica, sobretudo nos níveis de uso público.
Arquitetos
Localização
Sheikh Zayed Road, Dubai, United Arab EmiratesArquiteto responsável
Equipe de projeto
Projeto legal
Engenharia estrutural
Engenharia de fachada
Sustentabilidade
Engenharia acústica
Engenharia mecânica
Design de interiores do hotel
Design de interiores
Paisagismo
Cliente
Empresa operadora
Área
0.0 m2Ano do projeto
2020