- Área: 11065 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hiroyuki Oki, Hoang Le
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício tecnológico FPT faz parte da primeira etapa de um plano diretor maior para converter a universidade em uma instituição de ensino globalmente competitiva e consciente do meio ambiente. O prédio atua como um portal de entrada para o campus e a fachada verde determina claramente a direção futura das expansões. Uma vez que a Universidade FPT oferece cursos relacionados à tecnologia da informação (TI), o campus é projetado para manter um equilíbrio saudável entre o ambiente físico e virtual, bem como para melhorar nosso relacionamento com a natureza. Como o prédio é a primeira etapa da universidade em expansão, foi projetado para ser adaptável a esse programa acomodando os diferentes requisitos programáticos do futuro.
Esta universidade está situada em uma área do Vietnã que enfrenta escassez de energia frequente. O projeto passivo é empregado para reduzir a dependência dos edifícios em sistemas ativos de modo que, durante os apagões, o prédio possa funcionar com o mínimo de energia de backup gerada. Um envoltório permite a entrada de luz natural abundante no prédio, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.
As árvores dentro de cada abertura funcionam como uma pele verde para reduzir a transferência direta de calor através das janelas. O prédio é orientado para a brisa predominante e emprega ventilação cruzada para refrigeração. A pele verde das árvores e a brisa do lago adjacente ajudam a reduzir a temperatura do ar.
A fachada foi projetada como módulos simples que expressam a simplicidade do design sustentável. A estrutura é construída utilizando concreto, os módulos padronizados permitem que um acabamento de qualidade superior seja alcançado em conjunto com a economia de tempo.
O aumento da urbanização e densificação das cidades vietnamitas apresenta um grande impacto na vegetação das cidades. Devido à situação atual, o projeto de construção garante que os alunos estejam expostos a vegetação e mantêm a conexão com a natureza mesmo quando estão longe de casa. As árvores em cada sala e os jardins ao ar livre permitem uma conexão constante com a paisagem. Além disso, também existem árvores ao lado de espaços abertos vazios e os alunos utilizam esses lugares livremente. A paisagem também está integrada na cobertura do prédio para formar um jardim público para os estudantes e funcionários. Esta conexão ajuda a aumentar a conscientização do meio ambiente através da constante referência e experiência dos benefícios de um edifício concebido de forma sustentável.