- Área: 6450 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Chengdu Wide Horizon Investment Group
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estábulo equestre foi projetado com dois focos principais: o uso de habilidades tradicionais e materiais naturais com a utilização de estruturas de membrana tensionada em grande escala. O maior problema de construir com tijolos é a forma da estrutura. Um edifício de tijolos tradicional não pode alcançar o padrão oco e os efeitos que queríamos, por isso adicionou-se uma moldura para romper a restrição de usar tijolos como paredes estruturais, enquanto a viga e os beirais são tratados de forma especial.
A leve membrana industrial tensionada foi utilizada para cobrir o hipódromo com um vão de 45 metros. Os anéis de suspensão e os pilares em forma de guarda-chuva se transformam na forma principal da estrutura de membrana tensionada para o pátio de recreação e o hipódromo. Dessa forma, o desenho de projeto começou a partir da solução estrutural.
O espaço das crianças está escondido ao lado do estábulo; o labirinto animal. Aproveitamos a diferença de altura entre estábulo e rua e criamos a divertida e interessante fazenda de animais, além do labirinto, similar à cabana do Hobbit.
A escola de Luxe não é apenas um edifício, mas um local completo com três interfaces diferentes: frente ao mar, interface com a rua (próximo ao estábulo), e a outra interface adjacente ao pátio. Queremos criar interfaces com diferenças, mas também garantir que estejam unificadas. O edifício é invisível na visão da rua para o estábulo, apenas a estrutura de aço, bambu e o logotipo da Luxe são visíveis, o que indica um lugar parcialmente escondido. Tal disposição é aberta e interativa.
Atravessando o pátio, uma rampa desce para o interior da escola, é possível imaginar as crianças brincando, gritando, correndo, o que causaria uma demora para encontra-las caso subissem pela rampa ou se escondessem na vegetação crescente na cobertura. A face que dá para o mar foi plantada com vegetação natural e possui uma única abertura que conduz ao interior da escola. Não foi utilizada nenhuma outra linguagem ou forma arquitetônica, apenas uma abertura convida as crianças para a água, criando um lugar escondido mas bonito.
O outro lado adjacente ao pátio é mais integrador e inclusivo, sua forma curva maximiza a conexão com o pátio de recreação, que é como uma caverna no solo, onde as crianças podem descansar depois de brincar.
As três interfaces diferentes dão às crianças diferentes experiências. Esperamos que a escola de Luxe se transforme em uma acolhedora caverna profunda no coração dessas crianças, um lugar seguro e pacífico, onde podem aprender sobre a natureza e explorar o mundo enquanto se divertem.