O escritório Miralles Tagliabue EMBT, associado à empresa parisiense Ilimelgo, foram anunciados como vencedores do concurso privado para a renovação e expansão da sala de eventos em Romainville, em Paris, na França.
Este concurso de duas etapas organizado pela cidade de Romainville visa diversificar o conjunto de atividades oferecidas aos seus habitantes e proporcionar à cidade um espaço contemporâneo e flexível.
Segundo os autores, a proposta vencedora é "o resultado de nossa reflexão sobre os desafios do programa, o urbanismo de Romanville, mas também sobre como melhorar a qualidade de vida e imaginar um impacto positivo que possa contribuir ao futuro do bairro".
Memorial: Concentramo-nos no contexto e relação que o novo salão de eventos e salas modulares podem estabelecer com o lobby, a avenida Paul Valliant Courtier e o jardim com vista às antigas pedreiras. Do ponto de vista urbano, nossa proposta centra-se em duas estratégias principais:
- Renovação da fachada frontal do edifício, criando mais transparência e oferecendo vistas ao jardim.
- Criar um diálogo entre a extensão do edifício e o caminho de pedestres que conduz à parte de trás do espaço e ao playground.
Através de um estudo histórico local, chegamos à conclusão de que a sala de eventos existente deveria ser mais visível e de fácil apropriação aos moradores da cidade. Esse estabelecimento público exigiria uma entrada generosa e visível. Além disso, o programa inclui um parque infantil que deveria ser acessível a todos. Portanto, o prédio principal teve que criar uma passagem direta ao playground na parte posterior.
O objetivo da ideia é mudar a natureza do atual edifício chamado "salle des fêtes" em um espaço de entrada, criando um diálogo entre a rua como espaço público, o jardim semi-público e o espaço mais privado dos corredores e áreas de trabalho. Isto é conseguido através da permeabilidade da fachada principal, que permite vislumbrar o jardim e paisagem das antigas pedreiras.
Aliviado de seu uso atual, o anterior "salle des fêtes" muda seu programa e se torna uma extensão do espaço público, tornando-se um local de encontro e espaço principal. A fachada transparente cria conexão visual com o jardim aos fundos. Metade do edifício agora serve como um espaço de transição ao ar livre para o playground na parte de trás, enquanto a outra metade abriga o lobby da nova sala de eventos.
Lateralmente à extensão do projeto constitui-se a sala de eventos e sala modular. Seu objetivo é focar na relação entre esses novos elementos, o jardim e a paisagem, já que identificamos este último como bem mais importante que o espaço tem à oferecer.
A extensão também inclui uma prolongação da ala leste do edifício. Este novo volume será colocado na borda leste da parcela e abriga os escritórios e espaços técnicos necessários ao funcionamento das duas salas. Como esses dois salões estão localizados no centro do jardim, o lado oeste ainda mantem uma paisagem ao espaço livre. Além disso, estabelece conexão visual com o playground da Escola Anatole France, tornando o jardim mais amplo.
O caminho entre a Avenida Paul Vaillant Couturier e o playground é o fio condutor ao longo do projeto. Um passeio pela paisagem do jardim atravessa uma variedade de encostas e rampas seguindo o layout natural do terreno, bem como as diferentes inclinações das fachadas.
Para maximizar o uso do espaço ao ar livre, uma pequena praça foi colocada entre a sala modular e a sala de eventos, permitindo que alguns destes ocorram ao lado de fora. Finalmente, o playground foi colocado em uma topografia inclinada ao oeste do espaço, em direção à escola primária e na área pavimentada ao noroeste, criando assim uma paisagem complexa de pequena escala.
Arquitetos
Local
Romainville, FrançaArquiteta principal
Benedetta Tagliabue - Miralles Tagliabue EMBTArquiteto local
IlimelgoDiretora de projeto
Elena NedelcuCenografía
TournyPaisagismo
Elena NedelcuAcústica
AVLSInstalações
EPDCPrêmio
Primeiro LugarOrçamento
5.000.000 €Área
2600.0 m2Ano do projeto
2017Fotografias
Courtesy of EMBT