- Área: 780 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Will Punt - Peartree Photography
-
Fabricantes: Alutech, Alutech Windows, Colorbond, Coroleum, Focus
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio era simples: criar uma casa onde se está constantemente ciente das belas montanhas do entorno, principal razão por ter abandonado o agito da vida urbana.
Enquanto arquiteto e cliente, pude explorar minha intensa apreciação por nossas honestas estruturas rurais locais, e utilizá-las como inspiração para nossa nova casa. A simplicidade das funcionais estruturas corrugadas encontradas em todas as áreas rurais da África do Sul e o honesto uso dos materiais locais rústicos.
A casa é projetada em uma propriedade na fronteira com uma Reserva Natural, e nas margens históricas do Rio Eerste, o que permite vistas sem obstruções para a copa das árvores e as belas montanhas que envolvem Stellenbosch.
O projeto consiste de quatro estruturas onduladas conectadas com paredes de pedra local kraal. A estrutura metálica é cuidadosamente posicionada para usufruir da orientação norte, maximizar as vistas para as montanhas e proteger dos ventos do Cabo. O posicionamento e tamanho das aberturas são determinados pela altura das montanhas em frente, as paredes em pedra esculpidas e anguladas para destacar as vistas e criar pátios protegidos.
A grande escala das paredes de vidro desaparecem nas aberturas das pedras, transformando as áreas de estar em grandes varandas abertas. A casa flutua em um grande área de vegetação rasteira selvagem e nativa, junto à borda da Reserva Natural e ao sul, com uma varanda aberta voltada para a horta: a antiga quadra de tênis convertida em uma área de cultivo.
Os acabamentos de baixa manutenção são utilizados em todo o projeto. Atenção especial foi dedicada à orientação norte e ao isolamento de todo o conjunto, otimizando o uso de sistemas de energias passivas na cobertura e nas paredes. Painéis solares instalados na cobertura aquecem a água para o uso da casa e piscina durante o inverno.
"É como morar numa fazenda, com nossas vistas cuidadosamente planejadas para sentir que não existe ninguém em torno de nós."