FUTUROS DO FUTURO - Palestra de Sou Fujimoto na 11a Bienal de Arquitetura de São Paulo
A JAPAN HOUSE São Paulo e a Bienal de Arquitetura convidam para a palestra do arquiteto japonês Sou Fujimoto, no dia 17 de novembro às 14h, no Auditório da FAU-USP.
Sou Fujimoto discutirá a relação entre natureza e arquitetura, demonstrando como seu trabalho as conecta, usando diferentes abordagens do desenho e entendendo também que, por vezes, a arquitetura deve minimizar sua intervenção, respeitar as pré-existências e trabalhar com o que já existe.
A relação entre natureza e arquitetura não é apenas de mimese formal: ela ultrapassa a imitação, permitindo sua complementação, integração e a criação de um design de melhor e maior qualidade.
Essa coerência entre ambas, combinada com uma ideia bem concebida, deve contribuir para a qualidade espacial de um espaço desenhado.
Sou Fujimoto nasceu em Hokkaido em 1971. No ano 2000, Graduou-se no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Engenharia da Universidade de Tokyo e fundou o Sou Fujimoto Architects. Em 2016, recebeu o primeiro prêmio “Pershing”, pelo projeto em uma das áreas do concurso 'Réinventer Paris' e venceu o concurso para projetar o Centro de Aprendizagem da École Polytechnique da Universidade Paris-Saclay, ambos em Paris. Em 2014 ganhou o concurso internacional para construir o Second Architectural Folly, em Montpelier, na França. Em 2013 tornou-se o mais jovem arquiteto a projetar o Serpentine Gallery Pavilion,
em Londres.
Esta programação é fruto de uma parceria entre a 11ª Bienal e a JAPAN HOUSE Sao Paulo e conta com o apoio da FAU-USP e Escola da Cidade.
Data: 17/11/2017
Horário: 14hs
Local: Auditório FAU-USP
A palestra será em inglês, com tradução consecutiva para o português
Chegar antes para garantir o seu lugar.
Sou Fujimoto will discuss the relationship between nature and architecture as well as that between nature and man-made environment.
As a practicing architect he will demonstrate how he bridges the two using different design approaches and the fact that sometimes architectural design doesn’t intervene but rather respects and works with what already exists.
The relationship between nature and architecture is not that one simply mimics the other at the formal level. It goes beyond imitation in that nature and architecture can complement, if not integrate, each other to create design that’s of higher and richer quality.
Such coherence between the two, along with a well-conceived idea, shall contribute to the spatial quality of a designed space.
Título
Futuros do Futuro - Palestra de Sou Fujimoto na 11ª Bienal de Arquitetura de São PauloTipo
SeminárioOrganizadores
De
17 de Novembro de 2017 02:00 PMAté
17 de Novembro de 2017 06:00 PMOnde
auditorio ariosto mila FAU - USPEndereço