No dia 13 de novembro, das 10h às 12h, o Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV, em parceria com o Arq.Futuro, realiza o Ciclo de Mobilidade Urbana com o tema da "Paisagem Urbana", afim de discutir as diferentes opções de transporte, levando em conta a permanência ou a criação das estruturas e sua interferência na paisagem das cidades.
Se, numa rua, abre-se mão das faixas de vagas para carros e se amplia as calçadas sobre essa área, a paisagem e a cidade ali serão outras. Se as obras voltadas ao tráfego de carros e ônibus tornam os trajetos mais rápidos – como os BRTs e corredores de ônibus –, muitas vezes criam-se obstáculos lineares que separam a cidade em duas, como também costuma ocorrer com linhas de trem, em que a fratura territorial é impactante. Há casos extremos, como as marginais de São Paulo, que têm até 10 faixas de rolamento e permitem velocidades de até 90 quilômetros por hora: ali, a cidade ficou totalmente segregada da sua paisagem natural: o rio. No Rio de Janeiro, por outro lado, a demolição do longo viaduto Perimetral, que cortava o centro antigo, permitiu que a cidade se reconectasse com o seu porto na baía de Guanabara.
São palestrantes convidados José Armênio de Britto, presidente da SP Urbanismo; Hannah Arcuschin, coordenadora de desenho urbano e mobilidade da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito; Washington Fajardo, ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e Luiz Antônio Cortez Ferreira, gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos. O debate terá mediação do professor da EAESP FGV e coordenador do Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais, Gesner Oliveira, e de Tomas Alvim, cofundador do Arq.Futuro, idealizadores do ciclo de debates."
Este é o 4o e último debate sobre o tema a ser realizado em 2017. Os anteriores trataram de temas como "Mobilidade Urbana e o Futuro das Cidades", "Big Data, Tecnologia e Infraestrutura urbana" e "Marco Regulatórios, PPPs e Concessões". Para participar, é preciso realizar a inscrição no link - http://bit.ly/2zQ9u7u - a entrada é aberta ao público em geral e gratuita.
*Realizado no auditório da FGV Berrini, o local está há apenas 8 minutos a pé da estação Berrini da CPTM. Convidamos todos a usarem o transporte público para ir ao evento e, no caminho, refletirem sobre como as infraestruturas de transporte à beira do rio Pinheiros – as vias expressas da marginal, a linha férrea da CPTM e a ciclovia – permitem ou inibem o contato dos cidadãos com a paisagem urbana.
Ciclo de Mobilidade Urbana – Paisagem Urbana
Local: FGV Berrini - Av. das Nações Unidas, 12.495 - Anexo 1 - 2º andar
Data: 13/11 (segunda-feira)
Horário: 10h às 12h
Link para inscrição: http://bit.ly/2zQ9u7u
Gratuito. Vagas Limitadas.
Palestrantes Convidados:
José Armênio de Britto - presidente da SP Urbanismo
Hannah Arcuschin - coordenadora de desenho urbano e mobilidade da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito
Washington Fajardo - ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade
Luiz Antônio Cortez Ferreira - gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos.
Idealização e Mediação:
Gesner Oliveira – Professor da FGV e coordenador do Grupo de Estudos de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais
Tomas Alvim - Cofundador do Arq.Futuro
Sobre o Arq.Futuro – www.arqfuturo.com.br
O Arq.Futuro - plataforma de discussão sobre as cidades - traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. O conteúdo é produzido em diversos meios: palestras, debates, vídeos, artigos e livros. A equipe também atua em projetos de regeneração territorial e urbana. Essa discussão é particularmente importante porque grande parte da população brasileira não dispõe de meios para participar efetivamente das decisões de planejamento urbano. Alguns dos temas debatidos são: habitação, transporte e infraestrutura; educação em arquitetura e urbanismo; engajamento do público no desenvolvimento urbano; impacto de novas tecnologias nas formas de viver nas cidades; e caminhos para promover a construção do novo. Para 2017, tem como temas principais as águas urbanas, a mobilidade e os espaços públicos.
Título
"Paisagem Urbana": Arq. Futuro e FGV lançam ciclo de mobilidadeTipo
WorkshopOrganizadores
De
13 de Novembro de 2017 10:00 AMAté
13 de Novembro de 2017 12:00 PMOnde
FGV BerriniEndereço