A Associação Parque Minhocão, com pavilhão de exposições selecionado pela chamada aberta da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, organiza uma exposição retrospectiva sobre o Elevado Presidente João Goulart. A partir dos registros históricos uma série de curiosidades remontam o quebra-cabeças das decisões políticas e conquistas da comunidade da orla do Minhocão. Por exemplo, “O corredor verde”, proposto pelo atual prefeito João Dória, encontra em 1983, um projeto irmão. A regional da Sé colocou no Minhocão 74 vasos com pinheiros e ciprestes (plantas não-brasileiras) no canteiro central com a ajuda da iniciativa privada. Junto destes fatos curiosos, os ensaios fotográficos de Adriano Choque, Lena Kilina, Davi de Lacerda, Pietro Sargentelli, Norma Bonacorso, Luciana Alexandrino e outros.
Uma série de mesas acompanha o período de exposição:
14 de novembro
17h – Abertura da Exposição Minhocão Em Projeto
17h30 – Apresentação Jazz São Paulo
18h30 – Mesa “A cidade, o centro, Minhocão” – com Marcio Kogan (fundador do StudioMK27), Guto Requena (fundador do Estudio Guto Requena), Renato Cymbalista (presidente do Instituto Pólis) e Fernando Serapião (crítico de arquitetura e editora da Revista Monolito). Mediação de Duda Alcântara (organizadora da Virada Política) e Felipe SS Rodrigues (arquiteto da Associação Parque Minhocão)
21h30 – Término
16 de novembro
17h30 – Mesa “Cidade e Teatro Oficina” – Zé Celso (dramaturgo e diretor do teatro Oficina), Abilio Guerra (historiador e arquiteto, editor do Portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora), Andre Czitrom (idealizador Projeto Bem Viver). Mediação de Annabela Andrade (defensora popular e ativista socioambiental da Comunidade Brasil e Parque Minhocão)
18 de novembro
16h – Mesa “Mobilidade Urbana e Ocupação dos Espaços Públicos” – com Ana Carolina Nunes (diretora da ONG Sampapé) e Carolina Guido (fundadora da startup Urb-i). Mediação Ana Paula Camargo (psicóloga da Associação Parque Minhocão)
25 de novembro
19h – Exibição “Outro Olhar” – Projeção na empena do documentário feito por estudantes do ensino fundamental sobre o Minhocão.
02 de dezembro
17h – Mesa “Bem-estar Harmônico Equilibrando o Nosso Centro” – com Monica Jurado (organizadora do Tambores Flow), Bruno Perel e Marina Prathes (Comunidade Dedo Verde e Ilumina Sampa), Estela Gomes (Danças Circulares nos Parques de São Paulo). Mediação de Bibi Cunha (geógrafa da Associação Parque Minhocão)
A exposição tem curadoria dos voluntários da Associação Parque Minhocão, Felipe SS Rodrigues, arquiteto e mestrando em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie e Annabela Andrade, defensora popular e ativista socioambiental.
Por que uma exposição sobre o Minhocão fora dele? Recentemente os Conselhos de Segurança do bairro entraram com ação no Ministério Público para que não sejam realizados eventos culturais no Minhocão. Até esta data, a subprefeitura da Sé tem acatado a decisão do Ministério.
O evento é colaborativo e pode contar com nova programação. A entrada é livre e gratuita. Sugere-se levar 1kg de alimento não perecível. Durante todo o período da exposição será realizado um programa de coleta seletiva.
co-realização
Comunidade Brasil
parceiros
Bem Viver Centro (Minha Casa Minha Vida no Centro)
A Casa do Porco Bar
Bar da Dona Onça
Hortifruti
parceiro de comunicação
A Vida no Centro
Título
Parque Minhocão em exposição na Vila BuarqueTipo
ExposiçãoOrganizadores
De
14 de Novembro de 2017 05:00 PMAté
20 de Dezembro de 2017 08:30 PMOnde
Rua Major Sertório 585 , Vila Buarque, São Paulo, SPEndereço