Zaha Hadid Architects divulgou imagens do seu mais recente projeto, a Torre Residencial Bora na Cidade do México, agora que o edifício começou a ser construído.
Comissionada pela incorporadora mexicana Némesis Capital em 2015, a nova torre oferecerá uma variedade de novas opções de habitação para o bairro de Santa Fé, um distrito comercial no oeste da Cidade do México que conta com 3 universidades e filiais de empresas de tecnologia como Microsoft, Apple, Sony, Roche e Amazon.
Com mais de 50 pavimentos, Bora será a torre residencial mais alta da Cidade do México, abrigando mais de 220 apartamentos que variam de um a três quartos. Unidades de diferentes tamanhos serão espalhadas por todo o edifício, garantindo que cada andar abrigue um grupo diversificado de moradores.
Seis layouts de apartamentos foram organizados em torno de um núcleo central, tendo em mente o acesso à luz, a privacidade e as vistas panorâmicas. Cada unidade também terá sua própria varanda, proporcionando aos moradores um espaço ao ar livre para desfrutar do clima subtropical suave e elevado da cidade e contribuindo para a dinamicidade da fachada da torre. Em sua base, a torre conta com espaços de lazer e recreação cobertos, além de áreas de comércio e restaurantes.
"No que diz respeito ao projeto, evitamos um volume sólido, favorecendo, em vez disso, uma planta mais dinâmica que cria mais cantos no edifício, garantindo, assim, que cada apartamento conte com vistas para duas direções", disse Juan Ignacio Aranguren, diretor do ZHA no México.
A estrutura da torre foi projetada para responder as condições sísmicas, com ótima flexibilidade, ductilidade e peso. As copas de dez pavimentos de altura também proporcionam estabilidade lateral durante um evento sísmico.
A torre residencial Bora estará localizada no coração de Santa Fé, próximo a escolas, teatros, cafés, restaurantes e ao parque La Mexicana, um dos maiores espaços públicos da Cidade do México. O edifício também estará próximo do acesso ao centro da cidade, com a recente conclusão do novo Centro de Transporte de Santa Fe que conectará o bairro à rede de metrô da cidade quando a linha Toluca for inaugurada no ano próximo ano.
"A iniciativa de contratar ZHA vem do interesse da Némesis Capital em projetos inovadores que trazem algo novo para a cidade e sua arquitetura. O mercado imobiliário da Cidade do México está se transformando à medida que as necessidades do usuário mudam. O que é interessante neste projeto é a flexibilidade para se adaptar ao mercado ", disse Julieta Boy, diretora de projeto da Némesis Capital.
"A arquitetura deve se adaptar às demandas do mercado", acrescentou Juan Ignacio Aranguren. "A área de serviços da torre foi projetada de modo a permitir que ela seja reconfigurada no tempo. Os espaços generosos permitem essa flexibilidade."
Via ZHA
Arquitetos
Localização
Santa Fe, Mexico City, 01219 Cidade do México, CDMX, MéxicoProjeto
Zaha Hadid e Patrik Schumacher (ZHA)Diretor de projeto
Juan Ignacio ArangurenArquitetos do projeto
Andrés Arias Madrid, Pierandrea AngiusEquipe de projeto
Saman Saffarian (Design Lead), Johannes Elias, Julia Hyoun Hee Na, Lisa Kinnerud, Kate RevyakinaCliente
Nemesis CapitalEngenharia estrutural
BAC – García Jarque IngenierosEngenharia mecânica
PGI EngineeringEngenharia de fachada
Front Inc.Imagens
LabTop