- Área: 100 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Paul Rivera
-
Fabricantes: 5. Sunpro /, Comex, NewMat, Piso 18, Sunpro, TOPCRET
Descrição enviada pela equipe de projeto. O “Super Servicio Lomas”, localizado na rua Pedregal #24, a uma quadra de duas das vias mais importantes da Cidade do México, o Periférico e a Av. Paseo de la Reforma, foi um dos primeiros edifícios multifuncionais construídos na cidade. O imóvel, desenhado pelo arquiteto Vladimir Kaspé, inaugurou em novembro de 1948, com a intenção de integrar em um só espaço a venda e a reparação de automóveis, um posto de combustível e lojas comerciais.
A área, originalmente destinada a um uso comercial, rapidamente se transformou em um espaço de escritórios, deslocando a zona residencial. O edifício deixou de funcionar em 2007, dando lugar a uma demolição quase total em 2010 para construir a Torre Virreyes de 25 pavimentos, obra do arquiteto Teodoro González de León. O novo edifício conta com auditório, sala multiuso, restaurantes, museu local, estacionamentos subterrâneos e um pequeno comércio de 100 m2 em planta baixa: Tomorrowland Tailors nasce em 2011 com uma pequena alfaiataria e converte-se, pouco tempo depois, em uma das mais exclusivas do país.
O local, onde são criadas roupas sob medida da mais alta qualidade, com tecidos das casas têxteis mais reconhecidas do mundo, conta com uma fachada envidraçada de 9 metros que funciona de forma natural como uma grande vitrine. Seus planos horizontais - tanto o piso, como o teto - são reflexivos e realçam a peça central do projeto, que está construída com 2050 blocos de madeira e funciona como um nicho que rodeia quem o ocupa, onde vive-se uma experiência única de luxo, procurando resgatar o melhor do vestuário das últimas décadas, projetando um futuro no qual a tradição e a inovação trabalham em conjunto, simbolizando a ideologia do homem moderno.
Essa mesma ideologia rege o projeto, que se centra na busca entre a tecnologia digital e a mão de obra mexicana; o trabalho não está unicamente em colocar as peças adequadamente, mas sim na difícil tarefa de conseguir a quantidade de madeira de tzalam necessária para produzir 2050 peças maciças e montá-las em um transcurso de seis semanas.
De acordo com o requerimento dos clientes, um grupo de especialistas da indústria têxtil e da moda, projetou-se um espaço que refletiria o processo de fabricação das roupas, o qual é totalmente artesanal e permite selecionar até o mínimo detalhe, o que favorece a inovação e vanguarda dos desenhos.