- Área: 200 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Arash Ashourinia
-
Fabricantes: KWC, Kavir, Superpipe
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado nos subúrbios de Natanz, este pequeno lote foi escolhido para abrigar uma casa acolhedora com um orçamento limitado para sua construção. A principal demanda do cliente era preservar a visão dos jardins do sudeste de todos os espaços internos ao mesmo tempo que fosse garantida a manutenção de sua privacidade. Devido à importância política deste terreno - no qual instalações nucleares estão localizadas - houve acesso limitado a materiais e mão-de-obra profissional. Isso levou ao uso de apenas materiais locais.
Como de acordo com os códigos da cidade de Nataz apenas seria possível construir um pavimento acima do nível térreo, e este não oferecia nenhuma vista para os jardins, decidiu-se deixar o térreo aberto tanto quanto possível e transferir todas as necessidades funcionais para o primeiro andar. Depois de colocar todos os espaços neste pavimento, o principal desafio foi preservar as vistas para o jardim.
O projeto começou com a separação das áreas sociais (sala de estar, cozinha) e íntimas (quartos, banheiros) em duas caixas independentes. A única configuração que permitiria que todos os espaços internos tivessem vistas para os jardins, mantendo sua independência, era justapor as caixas em forma de L.
A parede oeste, a única que se relaciona com a rua, foi coberta com uma textura de tijolos para proteger a desagradável incidência solar vinda do oeste e para manter a privacidade da propriedade. Grandes janelas do chão ao teto foram colocadas nas paredes viradas para os jardins, incluindo cozinha e sala de estar. Nos quartos, o tamanho das janelas era menor.
Os principais materiais utilizados neste projeto foram granitos e tijolos tradicionais da região. Ao utilizar materiais locais na construção, as preocupações do cliente em relação ao transporte da capital para a cidade de Natanz foram aliviadas e, além disso, contribuiu-se com a economia local na região e foi possível trabalhar com o orçamento limitado do cliente.