- Área: 796 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Bortolini, Luxion, Plaka, Planoconcreto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Panamerican School of Porto Alegre é uma escola internacional com aproximadamente 400 alunos.
Nos últimos anos, com perspectiva de aumento das matrículas, foi elaborado um plano diretor pelo escritorio norte-americano H2L2, especialista em arquitetura educacional.
A Santini e Rocha Arquitetos foi contratada para desenvolver os projetos arquitetônicos e adaptar o plano diretor para efetiva utilização. Foram realizados diversos projetos arquitetônicos de reforma e ampliação.
O projeto do COLABS é um destes projetos, contemplando salas de aula, áreas abertas e cobertas e terraço.
Neste projeto, foram construídas 3 grandes salas de aula com formato de laboratórios, cada sala com aproximadamente 100,00 m2. Estas salas permitem que mais de uma turma desenvolva atividades e que mais de um modelo de aprendizagem seja desenvolvido. Esta metragem é aproximadamente o dobro da metragem utilizada normalmente em salas de aula no Brasil.
As salas de aula foram projetadas conforme exemplo de escolas internacionais. Uma das salas é chamada de Makerspace, onde são desenvolvidas atividades práticas pelos alunos, como montagem de robôs, impressão de protótipos em impressora 3D e outros projetos desenvolvidos por eles. É estimulada a utilização de toda a tecnologia disponível.
Além das salas de aula, foi construída uma área aberta e coberta na entrada do novo prédio e um rooftop com vegetação. Este terraço, chamado de rooftop, permite que seja oferecida uma área de descanso e lazer. Grupos de estudantes se reunem para conversar e estudar ao ar livre.
A estrutura do prédio é de concreto armado com lajes planas treliçadas pré-moldadas. No último pavimento foi construído volume em estrutura metálica e fechamentos em light steel frame para diminuir o peso da estrutura.
Como medidas de sustentabilidade, além do terraço verde, foram utilizados brises para diminuir a incidência solar na fachada oeste e utilizados trocadores de calor nas salas de aula, que ajudam a diminuir o consumo de energia dos aparelhos de ar condionado.