- Área: 915 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Anh Viet Nguyen
-
Fabricantes: Donggia, Eurowindow, Vinastone, imex
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Concertos está localizada próxima ao centro de Saigon, um subúrbio tranquilo onde a rodovia se torna mais rústica e menos movimentada. O clima tropical é acentuado à medida que o ruído da cidade diminui, e é substituído por outro ruído, aquele da vida familiar. Serpenteando por um conjunto de pequenas ruas com grandes casas tradicionais, a forma sedutora da casa emerge sozinha entre as demais. Ao chegar no portão de entrada, fica evidente que esta é única em toda Ho Chi Minh, ou mesmo no Vietnã. Seus ângulos em projeções consistentes e o acabamento monocromático dialogam com o espectador sobre grandeza e minimalismo abstrato.
O conceito de harmonia foi executado como um manifesto aqui através da inter-relação com o homem, natureza e desenho. A medida que se passa pelo jardim de entrada, que circula a fachada frontal, a casa parece desejar uma conexão com o elemento d'água primeiramente devido ao seu contato direto com a piscina externa, que se estende em todo o comprimento da fachada. Os acabamentos em concreto foram escolhidos para se adaptar ao clima tropical de Saigon, com temperaturas que muitas vezes ultrapassam os 30º, com altos níveis de chuva.
As duas principais estruturas se estendem volumetricamente sobre o térreo para proporcionar proteção adequada para as áreas de pátio e piscina. Algo de excêntrico inspirou o térreo e sua relação com a piscina: as portas de correr da cozinha e sala de estar se abrem diretamente para ela, o que significa que um passo além já daria dentro d'água. A sala de cinema/música e bar no subsolo possuem aberturas para as laterais da piscina, onde entra luz natural.
A maior parte da piscina está sob a projeção da cobertura em balaço dos pavimentos superiores de ambos os volumes, que estão conectados no centro por uma escadaria central. O subsolo possui vistas para um pátio central com uma impressionante árvore plantada em seu centro, trazendo o jardim para dentro da edificação em si. É aqui que podemos sentir uma simbiose entre o homem, natureza e arquitetura. A casa foi projetada com levando em consideração a paixão do proprietário por música, e mesmo a forma geral da estrutura reproduz aquela de uma sala de concertos e toda sua engenharia acústica. O térreo de planta livre e aberta permite que a música invada todo o espaço, seja o proprietário ao piano ou apenas relaxando e ouvindo boa música.
Um dos elementos mais impressionantes deste projeto é o nível da cobertura, onde é possível ver o Rio Saigon e o entorno de todas as direções. Uma das vistas mais dramáticas aqui consiste em olhar para baixo e visualizar a árvore do pátio do subsolo.