- Área: 4 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Michael Moser
-
Fabricantes: Hahner Stahlbau, Novum Structures, Velabran
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira célula e sua divisão como origem da vida constituem o partido escolhido pelos arquitetos para o projeto do edifício de entrada do parque temático. Proveniente da natureza, o processo da mitose é tanto o conceito do projeto quanto o modelo para a construção, que dialoga com a natureza. Neste contexto, as inspirações biológicas representam a evolução da vida.
A partir da divisão celular, a célula foi transformada na construção do MITOSEUM, amplamente notável e significativo. Como resultado, primeiramente é gerada uma expectativa de curiosidade para o visitante que se aproxima. As seis fases da mitose, a interfase, seguida pela prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e, finalmente, telófase, foram os modelos para o desenvolvimento da ideia do projeto e podem ser reconhecidas na edificação. Devido às suas alturas e volumes, as "células" são visíveis mesmo de uma longa distância.
A estrutura e a cor do envelope translúcido, feito de ETFE-foil, simbolizam a natureza e a vida. O significado excepcional e a forma única contribuem para o caráter singular deste edifício.
Terreno e Construção
A topografia existente, incluindo a área em declive, está integrada ao cenário criado para o visitante que se aproxima.A via estreita de acesso e as rochas vulcânicas adjacentes criam um trajeto fascinante. Neste caminho, a água e a terra enquanto elementos ganham vida e chega-se à estrutura do edifício. Deste ponto, com o "Portão de Fogo" e a "Mistura Inicial", vê-se o início do parque temático através da membrana translúcida do envelope.
No auge do suspense, o visitante deixa o "mundo real" enquanto se aproxima do MITOSEUM e entra na história da evolução da Terra e da vida.
Organização e Função
Formas suaves e orgânicas dentro do edifício auxiliam na orientação dos caminhos e tornam o trajeto intuitivo. Portanto, o foyer central, juntamente com as funções necessárias - como a bilheteria, loja, bistrô e salas auxiliares, é projetado como o espaço intermediário entre as células. Enquanto conector entre as diferentes funções, deriva do desenho e da perfeição da natureza.
Construção
O nível de entrada, com um bistrô, uma loja e uma sala de apresentação, é coberto por três cúpulas. Essas cúpulas são estruturas leves e simbolizam as "células" da mitose. A natureza cria formas geniais, viáveis e bonitas, que foram usadas como modelos para as cúpulas construídas. Aqui, a utilização de formas e estruturas da natureza não são plágios, mas referências necessárias para permitir uma construção inteligente, esteticamente ambiciosa e econômica. O interior do edifício é inundado de luz devido ao envelope transparente. Durante o crepúsculo e ao acender das luzes, as membranas celulares tornam-se marcos luminosos.